ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PM-PA (Políicia Militar do Estado do Pará) - Aspirante - FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Julgue os itens abaixo com base nas ideias desenvolvidas no texto.

 

I. O tom com que o jornalista expõe o episódio de que foi vítima é de indignação.

II. O principal propósito de Lucio Flávio Pinto é denunciar a fragilidade do sistema de segurança pública nos grandes centros urbanos.

III. No cerne da crítica feita pelo jornalista, está a agressividade gratuita que tem caracterizado o comportamento das pessoas nas grandes cidades.

IV. Ao aludir à sabedoria popular por meio do ditado “quem sai na chuva se molha” (l. 30 e 31), o autor admite não se surpreender com os problemas decorrentes de sua atuação como jornalista.

 

São corretas as afirmações que constam dos itens

a) II e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
2 -

No final do texto, o autor deixa claro o objetivo de seu blog. Entre seus propósitos, não consta o de

a) colaborar para que o cidadão amazônida possa tomar decisões e fazer escolhas com autonomia.
b) manipular, a distância, o destino manifesto que se impõe a todos aqueles que se preocupam com a Amazônia.
c) informar o cidadão amazônida e incitar ações capazes de provocar mudanças no destino da região amazônica.
d) ser porta-voz do cidadão da região e dar-lhe voz para que se torne personagem ativo da sua vida e da história.
3 -

A descrição, quanto à estrutura e à organização do texto, está correta no seguinte enunciado:

a) O último parágrafo (l. 50 e 51) apresenta sequências contrastivas explícitas que retomam partes do assunto tratado.
b) Prevalece no conjunto do texto a organização expositivo-informativa, visto que se estrutura com base em estatísticas e análise de dados.
c) Predomina, no início do texto, entre as linhas 5 e 20, o modo de organização narrativo, visto que nesse trecho o autor coloca em cena uma ação e personagens em lugar e momento determinados.
d) Se descrever implica qualificar atribuindo características, apresentando um julgamento de alguém, pode-se considerar a passagem “Incidentes do tipo desse, em que fui inadvertido coadjuvante de um boçal na padaria, se repete infinitamente em todos os lugares, aqui e agora, em antes e sempre” (l. 23 e 24) uma sequência descritiva.
4 -

Analise os itens a seguir com base nas noções de morfossintaxe. 
 
I. Os termos sublinhados em “gesto de selvageria” (l. 16) e “acidentes da natureza” (l. 44) têm função adjetiva. 
II. Há um desvio quanto às regras de concordância verbal em “Incidentes do tipo desse, em que fui inadvertido coadjuvante de um boçal na padaria, se repete” (l. 23 e 24). 
III. Em “Por que tanta agressividade na manhã que mal começava” (l. 21), o vocábulo “mal” funciona como advérbio, com o sentido de “apenas”. 
IV. Os verbos sublinhados, em “Se se vive por uma causa, espera-se morrer por ela” (l. 25 e 26), encontram-se na voz passiva sintética, imprimindo um tom de objetividade ao texto. 
 
São corretas as afirmações que constam dos itens

a) I e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
5 -

Observe a partícula “se” no enunciado “os mesmos raros lugares onde se pode tomar um café da manhã” (l. 2). Ela ocorre com a mesma função em

a) “viver se tornou uma roleta russa” (l. 36).
b) “quem sai na chuva se molha” (l. 30 e 31).
c) “o ‘destino manifesto’ que se impõe à região” (l. 42).
d) “Se tivesse ouvido, talvez me tivesse agredido” (l. 19 e 20).
Atualidades
6 -

Quanto à usina hidrelétrica de Tucuruí é correto afirmar que

a) sua construção propiciou a migração gradual e organizada de trabalhadores da região sul para a Amazônia.
b) sua gestão garantiu a efetivação de todos os direitos reivindicados pelas entidades populares após a construção de barragens.
c) os movimentos sociais exigiram a criação de uma reserva extrativista a ser coordenada pelo conjunto das entidades populares.
d) após sua construção surgiram mais de dez mil ilhotas na bacia do Tocantins, habitadas por mais de 15 mil pessoas.
7 -

Uma das razões para que a grilagem e os conflitos pela terra se convertessem em práticas cotidianas na Amazônia é que

a) são comuns, desde o início dos anos 90, práticas como a venda de uma mesma terra a compradores diversos ou a revenda de títulos de terras públicas a terceiros como se estas tivessem sido postas legalmente à venda por meio de processos licitatórios.
b) os lotes de terra eram demarcados e cercados com os antigos moradores vivendo dentro deles, apesar de serem consultadas entidades como os sindicatos de trabalhadores rurais, as igrejas ou fontes semelhantes para comprovar a inexistência de antigos moradores nas terras postas à venda.
c) os novos empresários e especuladores, procedentes de diversos rincões do país e do exterior, por falta de interesse dos moradores locais, adquiriram imensas áreas, ocasionando a contestação infundada por parte de entidades de trabalhadores que, na Justiça, tentavam reverter a situação.
d) os direitos humanos, durante décadas, estiveram subordinados aos interesses do capital e muitas situações acabaram se cristalizando e não apresentando solução, a não ser em casos pontuais e após conflito seguido de morte, pois, nesse período, a terra pública transformou-se, por meios legais, fraude ou grilagem, em propriedade privada.
8 -

A grande polêmica causada pela Lei Kandir em alguns estados brasileiros, inclusive o Pará, ocorre porque

a) desonera o ICMS da exportação de bens primários e semielaborados, prejudicando a capacidade de investimento do Estado.
b) as diretrizes da lei aumentam a capacidade de gasto sem prestação de contas pelo Governo do Estado.
c) em prejuízo da União, os municípios e estados recebem mais dividendos das exportações de bens industrializados.
d) a União vem sendo obrigada a compensar financeiramente, de forma devida, os estados exportadores, em especial, o Pará.
9 -

Os resíduos poluentes que correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente e cujas principais fontes são os esgotos domésticos, frigoríficos, laticínios, etc., são conhecidos como

a) tóxicos.
b) orgânicos.
c) minerais.
d) atômicos.
10 -

Considerando a situação da infraestrutura da Amazônia neste fim de século, os pressupostos de ordem política, os atuais dispositivos legais e, principalmente, a necessidade de conquistar o desenvolvimento sustentável da região, uma ação que contribuiria fortemente para a consolidação de uma rede básica de transportes no Pará seria

a) priorizar o transporte aéreo, inclusive privilegiando o deslocamento de passageiros e cargas por este meio.
b) dar primazia ao sistema rodoviário na região, principalmente por se tratar do meio de transporte mais econômico e adequado às regiões mais distantes.
c) suprimir atracadouros ao longo do Rio Amazonas e seus afluentes, de forma a agilizar o escoamento da produção regional.
d) estabelecer facilidades para a unificação e simplificação dos diversos serviços de fiscalização existentes, vinculados a vários órgãos.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.