ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Professor II - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Educação Física
1 -

A ausência de fundamentação teórica, o desconhecimento das características dos atletas e a falta de observação e de mensuração das variáveis biomecânicas podem levar o profissional de Educação Física a utilizar uma determinada técnica esportiva que pode não ser a mais adequada às vivências físicas e/ou motoras dos seus alunos ou atletas. Quando todos os pontos do corpo se movem na mesma distância ou direção, ao mesmo tempo, a aplicação de uma força no centro de massa de um corpo de qualquer dimensão faz todos os pontos desse objeto se deslocarem na mesma direção e magnitude, constituindo o movimento de:

a) velocidade.
b) rotação.
c) deformação.
d) arrasto.
e) translação.
2 -

O profissional de Educação Física pode melhorar sua capacidade de escolha das atividades técnicas para seu aluno e, da mesma forma, identificar as causas dos erros apresentados na sua prática ou vivência. Para isso, é necessário que sejam compreendidas as forças internas que, por meio das contrações musculares, produzem o movimento, bem como as forças externas que interferem diretamente em cada um dos movimentos executados para que, a partir daí, possa analisá-las e proceder às intervenções necessárias. A estrutura rígida utilizada como ponto fixo apropriado para multiplicar a força mecânica é conceituada como:

a) alavanca.
b) força.
c) torque.
d) tração.
e) gravidade.
3 -

O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede a sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, a Biomecânica leva ainda em consideração as características do aparelho locomotor. Analise a seguinte situação: um velocista não sairá do bloco de partida a não ser que suas pernas exerçam força sobre ele, com a posição do atleta durante o comando de “prontos”, visando alcançar uma situação de equilíbrio instável, para que ele possa sair do bloco o mais rápido possível. Nesta situação, é aplicada a Lei de:

a) inércia (Newton).
b) massa e aceleração (Newton).
c) ação e reação (Newton).
d) impulsão (Arquimedes).
e) volume e pressão (Boyle).
4 -

O estudo da motivação assume um papel determinante nas investigações acerca da prática esportiva, principalmente na compreensão da influência da motivação sobre o desempenho esportivo e o bem-estar dos atletas. Dessa forma, o comportamento se regula em função da satisfação dessas necessidades, e facilita ou dificulta a motivação. O interesse do indivíduo pode variar em termos de intensidade e causas. Uma motivação referente à realização da atividade para satisfação de demandas externas, por culpa ou vergonha, é conceituada como:

a) amotivação.
b) motivação extrínseca de regulação externa.
c) motivação extrínseca de introjeção.
d) motivação extrínseca de identificação.
e) motivação intrínseca.
5 -

A Psicologia do Esporte compreende e lida com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Em 2003, foi validado um instrumento para a língua portuguesa cujo objetivo é o de avaliar seis dimensões: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão, para avaliar:

a) qualidade de vida.
b) agressividade.
c) motivação e autoestima.
d) estado de humor.
e) atividade física e saúde.
6 -

Para a melhoria da qualidade da formação escolar, considerando-se as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade e zelando pela oferta equitativa de aprendizagens e alcance dos objetivos do Ensino Fundamental, a Lei nº 11.114/2005 (16 de maio de 2005), pela alteração dos Artigos 6º, 32 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), torna obrigatória a matrícula das crianças no Ensino Fundamental de:

a) 4 (quatro) anos de idade.
b) 5 (cinco) anos de idade.
c) 6 (seis) anos de idade.
d) 7 (sete) anos de idade.
e) 8 (oito) anos de idade.
7 -

A evolução da Educação Física acontece concomitantemente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. O período do Iluminismo na Inglaterra trouxe novas ideias, como destaque nessa época, e alguns grandes pensadores. Entre eles, o primeiro educador a chamar a atenção para 2 (dois) elementos fundamentais na prática dos exercícios, que são a posição e a execução perfeita, sem os quais os praticantes não conseguiriam os objetivos visados. Esse educador chama-se:

a) Pestalozzi.
b) Rousseau.
c) Ludwing.
d) Ling.
e) Herbert.
8 -

A Educação Física no Brasil, durante muito tempo baseou-se nos métodos europeus, principalmente o sueco, o alemão e o francês, que se firmavam em princípios biológicos e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica. Apenas na elaboração da Constituição é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas brasileiras. Isto ocorreu na década de:

a) 30.
b) 40.
c) 50.
d) 60.
e) 70.
9 -

O Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, na Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Nesta Resolução determina-se que a formação do graduado em Educação Física deve ser ampliada, abrangendo várias dimensões do conhecimento e assegurando a indissociabilidade da teoria-prática de conhecimentos. As experiências vivenciadas pelo aluno, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, enquadra-se no currículo como:

a) programa de extensão.
b) prática como componente curricular.
c) estágio profissional curricular.
d) atividades complementares.
e) iniciação científica.
10 -

Gallahue e Ozmun (2005) definem desenvolvimento motor como toda mudança contínua do comportamento motor durante o ciclo de vida. Acredita-se que o indivíduo possui seu desenvolvimento motor pelas habilidades conquistadas independente da velocidade, mas a mesma tem que avançar de forma continua, sem pular etapas. O desenvolvimento motor da criança deve ser testado de forma compatível com a sua idade, com o tempo acrescentando desafios para estimular novos movimentos, mas tudo de acordo com a sua idade, sem que ultrapasse sua capacidade de superar. Dentre as fases do desenvolvimento motor, a Fase de Movimentos Fundamentais se apresenta a partir da idade cronológica compreendida no seguinte período:

a) 0 a 6 meses.
b) 6 a 12 meses.
c) 2 a 4 anos.
d) 7 a 10 anos.
e) 11 a 18 anos.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.