ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-Sul-MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) - Revisor de Texto - IF-Sul-MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) - 2016

Língua Portuguesa
1 -

Leia a tirinha para responder a esta questão:


Na elaboração da tirinha, o produtor do texto, que tem como personagem Armandinho, considerou o conhecimento prévio dos leitores em relação à parte da História do Brasil. Além da expressão facial da personagem, os elementos linguísticos que se articulam e que contribuem para a construção da ironia no texto e da opinião do produtor do texto são:

a) O uso de “Como assim?!”, no segundo quadrinho, em oposição ao “E”, no último quadrinho, para marcar a indignação de Armandinho em relação à versão da escola acerca do fato histórico.
b) O uso de “E assim’ no primeiro quadrinho e de “E” no último quadrinho para marcar a oposição entre a história contada na escola e a percepção de Armandinho acerca do fato histórico.
c) O uso de “E” e de “assim”, dando ideia de conclusão tanto para a versão contada pela escola quanto para a versão percebida por Armandinho.
d) O uso de “E”, no último quadrinho, para marcar a relação adversativa da sentença em relação à “Como assim?!”, no segundo quadrinho.
2 -

CONSIDERE, PARA RESPONDER A ESTA QUESTÃO, O TEXTO ABAIXO. Os rótulos dos alimentos passam a ter de sair da fábrica com informação sobre ingredientes alergênicos a partir deste domingo (3/7/2016). São 17 os itens a serem listados, como trigo, crustáceos, leite e nozes. A decisão partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2015 e foi reforçada no início de junho.
Aprovada em junho do ano passado, a resolução obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. O regulamento abrange tanto alimentos, quanto bebidas, ingredientes e aditivos.
Os rótulos dos produtos fabricados a partir de agora deverão informar se os alimentos possuem: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.
Os derivados desses produtos deverão trazer na embalagem as seguintes informações:
- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares);
- Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias);
- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados.
A Anvisa determinou também a forma de dispor esses dados. Os detalhes sobre alergênicos deverão ser exibidos logo abaixo da lista de ingredientes. Além disso, as palavras têm de estar em caixa alta, em negrito e com cor diferente do rótulo. A letra não pode ser menor do que a da lista de ingredientes. Os fabricantes tiveram um ano para adequar as embalagens às novas regras. Os produtos fabricados até o fim do prazo de adequação, este sábado (2), poderão ser comercializados até o fim do prazo de validade.
Segundo o diretor-relator da matéria, Renato Porto, a demanda nasceu “fortemente da sociedade”, o que fez com que toda a diretoria votasse unilateralmente pela regulamentação.
“A sociedade pode agora ter certeza de que terá rótulos de produtos muito mais adequados, dando a possibilidade ao consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir [de uma crise alérgica] é evitando o consumo”, explicou.
Segundo a Anvisa, aqui, no Brasil, de 6% a 8% das crianças de 6 a 8 anos sofrem de algum tipo de alergia.
Disponível em . Acesso em: 3 jul. 2016 (com adaptações).
A progressão temática refere-se à forma como um produtor de um texto apresenta e explora um tema.
Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?

a) Conheça dos derivados de 17 produtos que podem causar alergia.
b) Alimentos passam a ter de listar ingredientes alergênicos nos rótulos.
c) No Brasil, até 8% das crianças menores de 6 anos têm alergia, diz Anvisa.
d) É aprovada resolução que obriga a indústria alimentícia a informar alimentos que causam alergias alimentares.
3 -

Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
O artigo objetiva contribuir para as análises referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) proposto pelo MEC em 2011 e pertencente à Política de Educação Profissional Técnica de nível médio. (I ) Problematiza um dos pressupostos do Programa: o de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do Ensino Médio Público. (II ) Apresenta, como bases de análise, o contexto do Decreto nº 5154/04, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e as do Ensino Médio e referencial teórico baseado nos conceitos de Estado ampliado e de capitalismo dependente. (III ) O PRONATEC ao priorizar a qualificação profissional concomitante ao Ensino Médio Público, mediante parcerias público/privado fragmenta os insuficientes recursos públicos, e promove a descontinuidade em relação à concepção progressista de integração entre Ensino Médio e Educação Profissional. (IV ) Paraliza o processo de travessia para a escola unitária e não enfrenta a problemática complexa da qualidade na escola pública.
(Fragmento adaptado) Disponível em: < www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1713/141>. Acesso em: 02 maio 2016
O fragmento em é o resumo de um artigo científico. Considerando que, nesse gênero, o uso da língua padrão é necessário, verifica-se que, nos trechos em destaque no próprio texto, houve observância desse uso no trecho:

a) IV.
b) III.
c) II.
d) I.
4 -

Mariana Sales, Coordenadora de um curso técnico no IFSULDEMINAS, elaborou um relatório técnico para subsidiar a Reitoria quanto à utilização de laboratórios de informática em parceira com escolas públicas do Sul de Minas Gerais. Antes de imprimir, solicitou à Aline Maia a revisão linguística do trecho a seguir: Em todos os campus, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, de 7h às 22h., de segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e de tarde.
Considerando que a servidora Aline Maia observou o uso da língua padrão no gênero textual “ofício”, a revisão feita foi:

a) Em todos os câmpus, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, de 7h as 22h, da segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
b) Em todos os campi, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7h às 22h, de segunda a sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
c) Em todos os câmpi, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7h. às 22h, de segunda à sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e à tarde.
d) Em todos os campis, os laboratórios de informática são utilizados por todos os cursos, das 7hs às 22hs, de segunda a sexta. Aos sábados, embora não seja comum, há grupos de pesquisa e projetos de extensão que se utilizam de dois laboratórios de manhã e de tarde.
5 -

Para elaborar um documento no Padrão Ofício, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República recomenda:

a) Intitular o texto como “memorando”, gênero oficial recomendado para a comunicação externa.
b) Utilizar linguagem padrão culta e linguagem técnica em situações que a exigirem.
c) Iniciar o texto com o vocativo “Ilustríssimo Senhor”, indicado para as autoridades.
d) Empregar o fecho “Atenciosamente” para as autoridades de hierarquia superior.
6 -

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República indica a forma de diagramação dos documentos do Padrão Ofício. Qual está em desacordo com o referido Manual?

a) Utilização da fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.
b) Rejeição ao abuso de negrito, itálico, sublinhado, sombreado e bordas.
c) Discriminação da numeração da página a partir da segunda página.
d) Impressão dos textos preferencialmente colorida em papel branco.

Texto I

7 -

As palavras destacadas dos trechos “acesso à água fluoretada”, “higiene bucal correta” e “consumo elevado de açúcar” pertencem a uma categoria de palavras da língua que têm por função:

a) Estabelecer conexão entre orações num mesmo enunciado.
b) Antecipar as novas informações constantes no parágrafo seguinte.
c) Sinalizar as relações causais existentes entre blocos de informações.
d) Atribuir característica a outras palavras a fim de especificá-las ou especializá-las.
8 -

No trecho “À medida que ficamos mais velhos, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo agravar outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, a expressão destacada expressa ideia de:

a) Tempo.
b) Finalidade.
c) Proporção.
d) Conformidade.
9 -

A expressão “diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo” se refere à:

a) Ingestão elevada de açúcar.
b) Deterioração do dente.
c) Falta de higiene bucal.
d) Doença da cárie.
10 -

No texto, a informação inadequada para se referir à cárie é:

a) Placa bacteriana inalcançada pela escova.
b) Deterioração ocasionada no dente.
c) Mal que muitas pessoas sofrem.
d) Doença muito comum no Brasil.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.