ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Zootecnista - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Zootecnia (ENADE)
1 -

Uma empresa que processa e beneficia leite vem enfrentando alguns problemas com o leite in natura adquirido. Um estudo realizado nas propriedades rurais em que o leite é recolhido revelou que, de modo geral, o produto apresenta baixos teores de sólidos totais, principalmente de gordura.

Nessa situação, a solução adequada para o aumento dos teores de gordura no leite é

a)

elevar o teor de carboidrato proveniente de cereais de rápida degradação ruminal.

b)

elevar a quantidade de proteína não degradável no rúmen.

c)

elevar a concentração de óleo vegetal insaturado na dieta.

d)

elevar a quantidade de proteína degradável no rúmen.

e)

elevar a fibra efetiva na dieta.

2 -

O dimensionamento do plantei de aves é fundamental para o sucesso do sistema comercial de produção de ovos. Considere que um zootecnista deve planejar uma granja para a produção de aproximadamente 11000 ovos/dia. Ele dispõe das seguintes informações:

• as aves permanecem 58 semanas em postura;

• o tempo de descanso do galpão é de 2 semanas;

• a granja possui 5 lotes, cada um deles com 3 200 poedeiras em fase de produção;

• a porcentagem de mortalidade é de 5% na fase de cria e recria.

A partir do exposto, quantas pintainhas devem ser solicitadas ao incubatório, e a cada quantas semanas um novo lote deve ser alojado, respectivamente?

a)

3 040 pintainhas; 60 semanas.

b)

3 200 pintainhas; 10 semanas.

c)

3 200 pintainhas; 12 semanas.

d)

3 360 pintainhas; 10 semanas.

e)

3 360 pintainhas; 12 semanas.

3 -

Considerando os aspectos relativos a preferência, quantidades, especificações e biosseguridade dos materiais de enriquecimento ambiental utilizados na produção intensiva de suínos, avalie as afirmações a seguir.

I. A palha pode afetar positivamente o bem-estar desses animais, pois os induz a alto nível de manipulação e estimula seu comportamento exploratório.

II. O uso contínuo de correntes de metal suspensas no nível dos olhos dos animais é recomendado, uma vez que desperta o interesse e evita o tédio.

III. O uso de pneu nesse ambiente é recomendável por ser material manipulável, que permite a expressão de comportamentos habituais da espécie, sem riscos.

IV. A inclusão de objetos que sejam mastigáveis e deformáveis induz maior motivação para interação, porque esses materiais estão associados a substratos próprios para exploração e manipulação.

V. Os materiais de enriquecimento ambiental, quando usados de forma alternada ao longo do tempo, minimizam a perda de interesse do suíno.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, IV e V.
d) II,III e IV.
e) III,IV e V.
4 -

Com base nessas informações, na legislação que rege a produção de mel no Brasil e nos princípios de manejo de colônias de abelhas africanizadas para a produção de mel no campo, avalie as afirmações a seguir.

I. Podem ser comercializados os tipos de mel com umidade em torno de 23% e que apresentam uma relação de açúcares redutores acima de 65%.

II. Análises de resíduos são exigidas por lei no território nacional para o mel tipo orgânico e para o tipo convencional destina do à exportação.

III. As melgueiras devem ser coletadas e levadas para a casa do mel, onde devem permanecer em descanso por 48 horas, para posterior desoperculação, evitando-se, assim, a contaminação por agentes físicos.

IV. Após a coleta das melgueiras no apiário os favos estão operculados e o risco de contaminação por agentes biológicos é muito pequeno.

V. Após os processos de centrifugação, filtração e decantação, o mel deve ser envasado para evitar o risco de contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

II e V.

d)

III e IV.

e)

IV e V.

5 -

Em um cruzamento do tipo three cross, utilizado na produção de suínos, de uma fêmea 1/2 landrace ( L ) e 1/2 large white (LW) com um macho duroc ( D ), que tenha resultado em filhos LLWD, obtiveram-se os resultados apresentados na tabela a seguir.


Considerando-se esses dados, quais são os efeitos dos cruzamentos nos valores de heterose para: leitões nascidos vivos por parto; leitões desmamados por parto; e peso do leitão ao desmame, respectivamente?

a)

1,0 (10%); 1,1 (10%) e 0,275 kg (5%).

b)

1,1 (10%); 1,0 (10%) e 0,275 kg (5%).

c)

1,1 (10%); 11,0 (11%) e 5,775 kg (5%).

d)

12,1 (10%); 11,0 (10%) e 0,275 kg (5%).

e)

12,1 (12%); 11,0 (11%) e 5,775 kg (5%).

6 -

Considerando esse tema e os conceitos da área de genética molecular, seleção assistida por marcadores e seleção genômica, avalie as afirmações a seguir.

I. A seleção assistida por marcadores é recomendável quando a característica é poligênica, limitada ao sexo e de baixa herdabilidade.

II. A eficiência dos marcadores moleculares é baixa quando o desequilíbrio de ligação é alto entre o marcador e o QTL (loci de característica quantitativa).

III. Os marcadores do tipo SNP (polimorfismo de base única) são abundantes nos genomas dos animais domésticos.

IV. A imputação é um método que pode ser utilizado na seleção genômica, embora isso implique maior custo na seleção dos animais.

V. A seleção assistida por marcadores tem custo menor do que a seleção genômica quando a característica apresenta herdabilidade alta e é determinada por poucos alelos.

É correto apenas o que se afirma em

a)

III e V.

b)

I, II e III.

c)

I, III e IV.

d)

II, IV e V.

e)

I, II, IV e V.

7 -

No Brasil, a produção de frangos em sistemas alternativos tem grande apelo, assim como o consumo das aves produzidas nesse sistema. Essa atividade pode ser uma opção para pequenos e médios produtores, pois não compete, em escala, com a avicultura de corte industrial e, devido à oferta ainda reduzida, permite que se pratiquem preços mais elevados.

No mercado brasileiro, diferentemente do sistema de produção industrial, a produção de frangos caipiras (coloniais) utiliza obrigatoriamente

a) linhagens apropriadas e ambiente com acesso à luz solar, dispensando programas de luz artificial.
b) linhagens apropriadas, a partir de lotes mistos adquiridos de incubatórios idôneos, sendo permitida também a utilização de linhagens de frango de corte industrial.
c) linhagens de crescimento lento, acesso das aves aos piquetes, ração orgânica, medicação fitoterápica e homeopática, e abate aos 85 dias de vida.
d) linhagens específicas, acesso das aves aos piquetes e ração livre de ingredientes transgênicos.
e) linhagens específicas, acesso das aves aos piquetes, dietas isentas de produtos de origem animal e ciclo de produção mais longo.
8 -

O julgamento de um animal por suas características exteriores tem por objetivo reconhecer os atributos morfológicos de importância com base em um modelo ideal de animal funcional. Avalia-se cada indivíduo a partir de características morfológicas de exterior e atribuem-se escores e pesos proporcionais ao potencial econômico da característica, compondo-se, assim, um sistema linear de avaliação. No quadro a seguir, são apresentadas características, agrupadas em quatro compostos, que são consideradas na avaliação de vacas da raça holandesa.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Colocação e comprimento de tetos são características de avaliação, pois interferem na velocidade de ordenha.

II. Garupa é o composto que tem relação com a facilidade de parto e o que mais pontua na classificação linear.

III. A profundidade de úbere é a distância do piso do úbere em relação ao solo e está diretamente relacionada à altura do animal.

IV. As características do casco estão relacionadas à biomecânica do apoio do peso do animal e à conformação de aprumos, fatores predisponentes a doenças do casco.

V. Largura de peito e profundidade corporal são características que estão diretamente relacionadas à capacidade metabólica do animal, principalmente ao consumo de alimento e sua conversão em leite.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I, II e III.

b)

I, II e V.

c)

I, IV e V.

d)

II, III e IV.

e)

III, IV e V.

9 -

A produção nacional de bovinos de corte é baseada principalmente em sistemas extensivos a pasto. Assim, uma vez que a pastagem é a base da alimentação nesses sistemas de produção, a utilização de práticas de manejo e conservação do solo revela-se fundamental para a produção sustentável de bovinos.

A respeito de práticas de manejo e conservação dos solos, avalie as afirmações a seguir.

I. A incorporação de resíduos vegetais com alta relação carbono/nitrogênio aliada à trituração do material vegetal em partículas maiores reduz o risco de imobilização do nitrogênio aplicado via adubação pelos microrganismos do solo.

II. A incorporação de material vegetal proveniente de leguminosas resulta em um efeito mais pronunciado sobre as características físicas do solo, em comparação à incorporação de material vegetal proveniente de gramíneas, que provoca um efeito mais intenso sobre as propriedades químicas do solo.

III. A prática de rotacionar cultivares de uma mesma espécie vegetal em uma área agrícola auxilia no controle de ervas daninhas, pragas e doenças, além de melhorar características químicas e físicas do solo.

IV. A implantação de gramíneas estoloníferas ou decumbentes em áreas de relevo irregular promove maior proteção ao solo.

É correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
10 -

Um produtor rural tem, em sua propriedade, uma pastagem de Tifton-85, implantada em solo argiloso, para o pastejo de bovinos leiteiros. O zootecnista contratado por ele recomendou a realização da análise de solo para determinação dos teores de fósforo ( P ) e potássio ( K ) dessa pastagem, pois ela não é adubada há três anos. Após a análise de solo, verificaram-se as seguintes quantidades: teor de P resina= 4 mg/ dm3, e K = 0,1 cmolc/dm3 . As Tabelas 1 e 2 mostram a classificação e as recomendações de fontes de nutrientes, de acordo com os teores.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os teores de P e K do solo não estão adequados, sendo necessária a aplicação de fertilizantes para a correção do seu teor de nutrientes.

II. As quantidades de nutrientes recomendadas para aplicação no solo podem ser de 10-60-30 kg/ ha para N, P e K, respectivamente.

III. Com uma recomendação de 10-60-30 kg/ha de N, P e K, respectivamente, a quantidade a ser aplicada por hectare da fórmula 05-30-15 kg/ha será de 200 kg/ha.

IV. A fórmula comercial 10-20-20 kg/ha de N, P e K, respectivamente, é uma alternativa viável para esse solo, se aplicada na quantidade de 100 kg/ha.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

III e IV.

d)

I, II e III.

e)

II, III e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.