ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Farmacêutico - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Farmácia (ENADE)
1 -

A homeopatia, prática integrativa e complementar presente nas políticas públicas de saúde, demanda que o farmacêutico conheça as técnicas de manipulação dos medicamentos e os seus insumos. Um exemplo de insumo homeopático é a tintura-mãe, que é a forma farmacêutica líquida da qual se originam as diferentes formas e diluições de medicamentos homeopáticos.

De acordo com as normas e técnicas vigentes de produção e manipulação de tinturas-mãe, avalie as afirmações a seguir.

I. As tinturas-mãe devem ser utilizadas diretamente na impregnação de formas farmacêuticas sólidas homeopáticas, tais como os glóbulos.

II. O preparo das tinturas-mãe pode ser feito por meio da técnica de extração em que se utiliza aparelho de Soxhlet.

III. O preparo das tinturas-mãe a partir de vegetais é feito por meio da utilização de etanol em diferentes graduações como líquido extrator, sendo a relação resíduo sólido/volume final da tintura-mãe igual a 1:10.

IV. As tinturas-mãe podem ser utilizadas, segundo o método hahnemanniano, como ponto de partida para a manipulação de medicamentos na escala cinquenta milesimal (LM), sendo necessária a correção da sua força medicamentosa.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
2 -

Considerando essa situação e os efeitos da contaminação do organismo humano por metais, avalie as afirmações a seguir.

I. O excesso de ferro pode ocasionar lesões hepáticas, podendo levar ao hepatocarcinoma.

II. O chumbo pode provocar reações de oxidação lesivas às células, além de anemia e disfunção renal.

III. O cádmio inativa sistemas enzimáticos, por se ligar a grupos sulfidrila das moléculas de proteínas.

IV. O arsênio provoca efeitos de baixa gravidade, como alterações gastrointestinais leves, a exemplo de náuseas e vômitos.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I,III e IV.
3 -

Em relação às análises toxicológicas das drogas de abuso e/ou seus metabólitos na urina, avalie as afirmações a seguir.

I. A concentração salivar de cocaína, quando analisada, é equivalente à concentração urinária dessa droga.

II. A detecção urinária do metabólito benzoilecgonina é compatível com resultado positivo para cocaína.

III. A metadona é o metabólito primário para indicar o uso recente de estimulantes como as anfetaminas.

É correto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

4 -

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O leite não é meio adequado para a multiplicação de microrganismos probióticos, o que torna a produção de leite fermentado probiótico um grande desafio para a indústria.

PORQUE

II. A multiplicação de bactérias probióticas em leite como meio de cultivo é lenta, em virtude, principalmente, da ausência de atividade proteolítica, podendo ser necessária a incorporação de nutrientes, como peptídios e aminoácidos, e de outros fatores de crescimento, para se reduzir o tempo de fermentação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5 -

As formas farmacêuticas líquidas utilizadas por via oral apresentam vantagens em relação às sólidas, dada a facilidade de administração, além da maior rapidez de absorção do fármaco dissolvido no meio dispersante. Fórmulas clássicas das farmácias magistrais e oficinais são os xaropes simples, que servem como base para o preparo dos xaropes com ativos, como mostrado a seguir.

A esse respeito, considere a situação em que um farmacêutico, para atender às necessidades de um paciente com restrição alimentar e de açúcar, tenha manipulado 80 ml de xarope dietético de sulfato ferroso na concentração de 40 mg/ml.

Dadas as propriedades dos produtos para uso interno e, em específico do xarope, os adjuvantes farmacotécnicos que podem substituir a sacarose no xarope simples e a quantidade de sulfato ferroso a ser utilizada são, respectivamente,

a) flavorizante, corante e conservante; 3,2 g da substância ativa.
b) corante, edulcorante e conservante; 4,0 g da substância ativa.
c) agente de viscosidade, edulcorante e flavorizante; 4,0 g da substância ativa.
d) agente de viscosidade, flavorizante e edulcorante; 6,4 g da substância ativa.
e) agente de viscosidade, edulcorante e conservante; 3,2 g da substância ativa.
6 -

Para que uma substância seja considerada um medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário que passe por testes clínicos para comprovação de sua eficácia e segurança.

Avalie as afirmações a seguir, a respeito das etapas de pesquisa clínica para a aprovação de um medicamento.

I. A realização de testes pré-clínicos e clínicos é um pré-requisito para que qualquer substância tenha registro na Anvisa como medicamento.

II. O estudo de coorte é o delineamento de pesquisa clínica indicado para certificar a eficácia e a segurança de um medicamento.

III. A retirada de um medicamento do mercado pode ocorrer em decorrência da farmacovigilância, na fase IV da pesquisa clínica, mesmo que ele já tenha registro na Anvisa e sua comercialização tenha sido anteriormente autorizada.

IV. A fase III da pesquisa clínica é caracterizada como um estudo de grande porte, multicêntrico, necessária para a comprovação da eficácia e da segurança de um medicamento.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
7 -

A Doença de Alzheimer (DA) é uma questão de saúde pública no mundo, tendo o Brasil aproximadamente 1,2 milhões de portadores diagnosticados atualmente. Os especialistas estimam prevalência em torno de 1% na faixa etária dos 60 anos e de até 30% na faixa dos 85 anos ou mais.

Com relação aos medicamentos anticolinesterásicos para DA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os fármacos donepezila, galantamina e rivastigmina podem melhorar os sintomas da DA primariamente nos domínios cognitivos e na função global, sendo indicados em casos de demência leve a moderada.

PORQUE

II. Não há diferença de eficácia entre donepezila, galantamina e rivastigmina, quando indicados para casos de demência leve, sendo que a substituição de um pelo outro só se justifica pela intolerância ao medicamento e não pela falta de resposta clínica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.

8 -

A anfotericina B é um antifúngico empregado há mais de 60 anos no tratamento de micoses sistêmicas. Trata-se de uma molécula que possui uma característica físico-química particular: presença de um heptaeno do carbono 20 ao 33, conforme pode ser visto na figura abaixo. Essa característica a torna bastante hidrofóbica e, portanto, para ser empregada na terapia clínica, é necessário desenvolver uma solução micelar, o que representa um desafio para a indústria farmacêutica.

Com objetivo de aumentar a solubilidade dessa molécula em meio aquoso, foram desenvolvidos derivados da anfotericina B por meio da sustituição de grupamentos químicos, representados por R1 e R2 nos esquemas abaixo.

Considerando as substituições R1 e R2 na molécula de anfotericina B, avalie as afirmações a seguir.

I. A N-acilação da anfotericina B elimina seu caráter anfótero e produz a N-acetil anfotericina B, que, com a ionização do grupo carboxílico no carbono 16, torna-se aniônica e solúvel em água.

II. Quando o grupo carboxílico do carbono 16 é esterificado produz-se o éster metílico da anfotericina B, molécula que, em meio ácido, apresenta caráter catiônico e solubilidade em água.

III. Mudanças estruturais para modificação da solubilidade podem fazer com que a molécula perca sua atividade biológica se os grupamentos alterados forem responsáveis pela interação fármaco-receptor.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
9 -

Uma indústria farmacêutica vem trabalhando no desenvolvimento de um comprimido de liberação controlada, o medicamento B, a fim de aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. O medicamento A é administrado via parenteral, e o medicamento C via oral. Para avaliar a existência de um mercado adequado para a comercialização do medicamento B, a indústria procedeu à análise de custo-efetividade, conforme demonstrado na tabela a seguir.

Com base nos dados de custo-efetividade, verifica-se que o medicamento B

a)

deve ser lançado no mercado farmacêutico, pois, apesar de ter a mesma eficácia do medicamento A e custo maior de tratamento, sua administração por via não-parenteral favorece a adesão do paciente ao tratamento.

b)

deve ser lançado no mercado farmacêutico, pois seu custo final de tratamento é inferior ao dos demais, com a mesma eficácia, mais comodidade de administração ao paciente e economia.

c)

não deve ser lançado no mercado farmacêutico, já que os medicamentos A e C têm a mesma eficácia, com custo de tratamento inferior.

d)

não deve ser lançado no mercado farmacêutico, já que seu custo de tratamento é superior ao do medicamento A, sendo esse o parâmetro mais relevante nesse tipo de estudo.

e)

não deve ser lançado no mercado, pois apesar de ser mais vantajoso que o medicamento C quanto à sua administração ao paciente e posologia, tem seu custo total de tratamento superior ao do medicamento C.

10 -

O farmacêutico vem ampliando sua área de atuação na oncologia desde a década de 1990, quando o Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução n. 288/1996, estabeleceu como privativa desse profissional a manipulação de medicamentos citotóxicos.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A manipulação segura dos agentes citotóxicos não se resume ao uso de técnica asséptica adequada e à utilização de uma cabine de segurança biológica, mas também compreende a correta utilização das informações relativas aos medicamentos utilizados e sua adequação às condições terapêuticas do paciente.

PORQUE

II. É fundamental, para diminuir os riscos associados ao manejo de medicamentos citotóxicos, prevenir erros, como seleção errônea do diluente, além de garantir a manutenção da eficácia e da segurança da farmacoterapia antineoplásica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.