ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Procuradoria Geral do Município - Rio de Janeiro - Auxiliar de Procuradoria - Prefeitura Municipal - Rio de Janeiro - 2013

Língua Portuguesa

O conflito se agrava

       [...] De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a população indígena compreende 896,9 mil pessoas — o que corresponde a 0,4% da população brasileira —, com 305 etnias diversas e 274 idiomas. As terras indígenas simbolizam 12,5% do território nacional (dados de 2010).
      Aos povos indígenas, a Constituição brasileira reconhece sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. É dever da União demarcar, proteger e fazer respeitar as terras indígenas. Qualquer aproveitamento de recursos hídricos (incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra de riquezas minerais) só pode ser efetivado com autorização do Congresso, ouvidas as comunidades indígenas afetadas. A Constituição ainda proíbe a remoção dos povos indígenas de suas terras, realçando serem nulos os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse de terras indígenas.
    Para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, há que se assegurar aos povos indígenas o direito à propriedade coletiva da terra, como uma tradição comunitária, como um direito fundamental à sua cultura, à sua vida espiritual, à sua integridade e à sua sobrevivência econômica. Para os povos indígenas, a relação com a terra não é somente de possessão e produção: a terra é um elemento material e espiritual de que devem gozar plenamente, inclusive para preservar o seu legado cultural e transmiti-lo às gerações futuras.
      A Constituição brasileira mostra-se absolutamente alinhada aos parâmetros protetivos internacionais — como a Convenção 169 da OIT e a Declaração da ONU sobre Povos Indígenas de 2007. Estes instrumentos introduzem um novo paradigma para os direitos dos povos indígenas, baseado no direito à diversidade, no reconhecimento de sua identidade cultural, no direito de participação, no direito de consulta prévia, livre e informada (relativamente às decisões que lhes afetem), no direito à terra e no princípio da autodeterminação. Rompem com o enfoque integracionista de assimilação forçada dos povos indígenas.
      A Constituição brasileira foi a primeira da América Latina a admitir que os povos indígenas têm direito à diversidade étnica e à identidade cultural, aceitando um Estado multicultural e pluriétnico. Constituições latino-americanas recentes reconhecem de forma explícita a existência de Estados multiétnicos e pluriculturais, como é o caso da Constituição da Bolívia, do Equador, da Colômbia, do Peru e da Venezuela. Contudo, os indicadores sociais demonstram o grave padrão de violação aos direitos dos povos indígenas na região, como o drama da mortalidade infantil, da desnutrição, da pobreza extrema, da falta de acesso aos serviços básicos de saúde e de tensões envolvendo suas terras.
     A Convenção 169 da OIT, ratificada pelo Brasil, enuncia a responsabilidade dos Estados de desenvolver, com a participação dos povos indígenas, uma ação coordenada e sistemática para proteger seus direitos e garantir o respeito à sua integridade.
      No marco de uma sociedade pluriétnica e multirracial, é urgente ao Estado brasileiro honrar o valor constitucional da diversidade cultural e da justiça étnicoracial, assegurando especial proteção aos povos indígenas, considerando seu protagonismo e suas particularidades, na luta pela afirmação de seus direitos essenciais.
 

Flávia Piovesan – O Globo – Publicado em 27/06/13 – Fragmento. Disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/o-conflito-se-agrava-8822065

1 -

A finalidade principal da autora ao produzir e publicar esse texto é:

a)

enfatizar a neutralidade que envolve a disputa pelas terras indígenas

b)

comparar a situação no Brasil com a de outros países multiétnicos e pluriculturais

c)

introduzir um enfoque integracionista para a assimilação dos povos indígenas

d)

destacar a urgência de desenvolver ações para garantir os direitos indígenas

2 -

No texto, a autora defende os direitos indígenas sobre as terras que estes tradicionalmente ocupam. Dentre os segmentos do texto abaixo relacionados, o argumento mais relevante para fundamentar essa posição encontra-se em:

a)

a terra é um elemento material e espiritual de que devem gozar plenamente

b)

serem nulos os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse de terras indígenas

c)

as terras indígenas simbolizam 12,5% do território nacional (dados de 2010)

d)

indicadores sociais demonstram o grave padrão de violação aos direitos dos povos indígenas

3 -

“Estes instrumentos introduzem um novo paradigma para os direitos dos povos indígenas” (4.º parágrafo). A palavra grifada, no contexto, significa algo que:

a)

impõe e obriga; decisão; indicação; ordem

b)

corrompe ou torna imoral; pernicioso

c)

serve de exemplo geral ou de modelo; padrão

d)

delimita, separa; preceito expresso em sentença breve

4 -

A autora, para tornar persuasivas as ideias expostas, recorre a vários procedimentos característicos de um artigo de opinião, entre os quais NÃO se inclui:

a)

abordagem de um problema e comprovação de sua gravidade por meio da apresentação de dados quantitativos

b)

citação de um autor especializado na questão indigenista, conferindo credibilidade ao ponto de vista exposto

c)

criação de um efeito de neutralidade, objetividade e impessoalidade, sem explicitar interação com o leitor

d)

predomínio da flexão dos verbos no presente do modo indicativo expressando fatos perenes, notórios

5 -

Assim como interamericana (3.º parágrafo), as palavras apresentadas abaixo são compostas por justaposição. NÃO se obedece à convenção ortográfica em:

a)

interrelacionar

b)

interurbano

c)

inter-humano

d)

interrogar

6 -

As preposições ligam dois termos em uma oração e, dependendo do contexto, denotam sentidos distintos. Verifica-se que a preposição grifada assume o mesmo sentido que possui em “para preservar o seu legado cultural” (3.º parágrafo), no seguinte segmento:

a)

Para os povos indígenas, a relação com a terra não é somente de possessão e produção” (3.º parágrafo)

b)

“um novo paradigma para os direitos dos povos indígenas” (4.º parágrafo)

c)

“uma ação coordenada e sistemática para proteger seus direitos” (6.º parágrafo)

d)

Para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, há que se assegurar aos povos indígenas o direito à propriedade coletiva da terra” (3.º parágrafo)

7 -

“É dever da União demarcar, proteger e fazer respeitar as terras indígenas” (2.º parágrafo). O uso da vírgula, nessa frase, justifica-se pois indica:

a)

isolamento de oração intercalada

b)

separação de orações coordenadas assindéticas

c)

supressão de termos (elipse)

d)

destaque de adjuntos adverbiais em sequência

8 -

“Quando a retirada e o rea_entamento desses povos forem considerados ne_e_ários como uma medida e_epcional, eles só serão realizados com seu livre con_entimento e conhecimento.” [§ 2, Artigo 16 - Convenção 169 da OIT] Para obedecer à convenção ortográfica, as lacunas existentes nas palavras em destaque devem ser preenchidas, respectivamente, por:

a)

ss – c – ss – xc – s

b)

c – c – ss – sc – s

c)

ss – ss – ss – xc – c

d)

c – ss – ss – sc – c

9 -

Contudo, os indicadores sociais demonstram o grave padrão de violação aos direitos dos povos indígenas...” (5.º parágrafo). Altera-se a relação lógica que o conectivo em destaque permite estabelecer com a frase anterior ao substituí-lo por:

a)

entretanto

b)

todavia

c)

porém

d)

portanto

10 -

O verbo destacado em “admitir que os povos indígenas têm direito à diversidade étnica” (5.º parágrafo) possui acento gráfico. Também necessita receber acento circunflexo o verbo destacado em:

a)

O comportamento preconceituoso de algumas pessoas advem da ignorância.

b)

Muitas vezes, a população obtem informações equivocadas sobre os povos indígenas.

c)

Lendas de origem indígena, na escola, frequentemente, entretem a criançada.

d)

Esperamos que todos os brasileiros deem aos povos indígenas seu devido valor.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.