ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Downloads CEF - Caixa Econômica Federal - Engenheiro - Engenharia Elétrica - CESPE - UnB - 2010 - Prova Objetiva

1 -

Quanto às ideias expressas no texto, assinale a opção correta:

a)

Somente pessoas com baixa escolaridade realizam bicos.

b)

Nos próximos anos, 5,5 milhões de pessoas permanecerão desempregadas no Brasil.

c)

Em virtude da superação da crise econômica mundial, o Brasil vai oferecer 2 milhões de vagas de emprego.

d)

Nas áreas de construção civil, comércio e hotelaria, a demanda por vagas tem sido equivalente à oferta de trabalho.

e)

Tanto pessoas com pouca qualificação quanto aquelas bem preparadas para o mercado de trabalho estão sujeitas à falta de posição no mercado de trabalho.

2 -

Acerca da regência nominal e verbal empregada no texto, assinale a opção correta.

(Questão anulada)
a)

A substituição do termo “aptas” (R.2) por capazes manteria o sentido original e a correção gramatical do período.

b)

Na oração “visto que lhes falta a essencial qualificação” (R.4-5), o verbo não exige complemento indireto.

c)

No trecho “por motivo semelhante ao causado pela crise” (R.21-22), o elemento “ao” pode ser corretamente substituído por com o.

d)

O uso do sinal indicativo de crase em “para atender à demanda” (R.25) é facultativo, tendo em vista a dupla regência do verbo “atender”.

e)

A inserção da preposição em imediatamente após a forma verbal “implicarão” (R.31) não acarreta prejuízo ao sentido nem à estrutura sintática do período.

3 -

Nas opções a seguir, são apresentados trechos do texto parafraseados. Assinale a opção que contém trechos gramaticalmente corretos:

a)

Existe aproximadamente 5,5 milhões de pessoas condenadas a falta de emprego formal.

b)

Os números a cerca dos dados da pesquisa constam em trabalho recente do IPEA, cujo o resultado revela fatos interessantes.

c)

Bastantes pessoas não têm qualificação profissional para conseguir uma vaga de emprego na atualidade.

d)

Postos de trabalho foram fechados, por que as empresas preferiram dispensar mão de obra qualificada do que manter os altos custos.

e)

Em áreas como por exemplo, a construção civil, o estudo do IPEA mostra que falta profissionais.

4 -

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta:

a)

A expressão “uma das mais altas do mundo” (L.15) é uma oração explicativa.

b)

O vocábulo “porque” (L.17) pode ser substituído pela expressão já que, sem prejuízo para a relação de causa e consequência existente entre as orações nem para a correção gramatical do período.

c)

O complemento do verbo “deixar” (L.19), elíptico no texto, refere-se a “a sociedade” (L.17).

d)

O vocábulo “jovens” (L.20) classifica-se, no texto, como adjetivo.

e)

Nas linhas 22 e 29, em ambas as ocorrências, o vocábulo “e” une orações de mesmo valor sintático.

5 -

Em relação a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta:

a)

No trecho “a taxa de reincidência criminal no país chega a 70%” (L.14), o emprego do sinal indicativo de crase imediatamente antes de “70%” é facultativo.

Resolução da Equipe Tecnolegis:

Não há crase neste caso, na medida em que é possível substituir "a" por "até".

b)

Os vocábulos “políticas”, “desperdício” e “carcerária” recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação.

c)

Na oração “Vale a pena deixá-los sem futuro?” (L.21), o sujeito é inexistente.

d)

O vocábulo “pontual” (L.24) pode ser substituído por precisa, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto.

e)

A retirada da vírgula empregada logo após “sociedade” (L.32) prejudicaria a correção gramatical do texto.

6 -

Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta:

a)

O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.

b)

Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar. Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando-se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais.

c)

A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.

d)

A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores.

e)

O conhecimento do dever está desvinculado da noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.

7 -

A respeito das classificações da ética como campo de estudo, assinale a opção correta:

a)

A Na abordagem da ética absoluta, toda ação humana é boa e, consequentemente, um dever, pois se fundamenta em um valor.

b)

De acordo com a ética formal, não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e ao espaço.

c)

Segundo a ética empírica, a distinção entre o certo e o errado ocorre por meio da experiência, do resultado do procedimento, da observação sensorial do que de fato ocorre no mundo.

d)

Quanto ao aspecto histórico, a ética empírica possui a razão como enfoque para explicar o mundo, na medida em que ela constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação.

e)

Em todas as classificações da ética, ela se torna equivalente à moral porque direciona o comportamento humano para ações consideradas positivas para um grupo social.

8 -

A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes.

A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta:

a)

A Apesar de desvinculada da visão e da missão da empresa, porque interesses individuais são diferenciados dos interesses da organização, as principais tarefas do empregador são: manter vivo e atualizado o código de ética da empresa e promover os meios necessários para a formação contínua de todos os empregados nesse campo específico.

b)

O que é natural como comportamento ético é que a profissão esteja a serviço do social, quer dos indivíduos isolados, quer do coletivo ou conjunto, indiscriminadamente.

c)

O código de ética é um instrumento criado para coibir o desempenho inadequado da empresa em suas ações e na interação com seu diversificado público. Para a concretização desse relacionamento, é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código de ética com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus empregados.

d)

Os preceitos éticos defendidos pelos códigos profissionais e empresariais dizem respeito estritamente ao relacionamento entre chefia e empregado, porque essa díade é a responsável pelos maiores conflitos nas organizações.

e)

A atualidade exige uma postura consciente das criaturas em relação ao mundo físico, principalmente das empresas que usam recursos naturais, o que sustenta de forma completa o pensamento ético da organização.

9 -

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2007 com um documento em edição, assinale a(s) opção(os) correta(s) a respeito de conceitos e modos de utilização dos aplicativos Microsoft Office e BR Office:

a)

O documento em edição pode ser carregado e alterado pelo aplicativo Write, do BR Office, desde que a ferramenta Convertext esteja instalada no computador em uso.

b)

Por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se clicar na seta em  , é possível alterar o tipo de marcador usado no documento em edição.

c)

O documento em edição não contém valores numéricos; portanto, não pode ser transferido para uma planilha do Excel.

d)

Caso o documento em edição seja copiado e colado no PowerPoint, serão criados três slides: um para o título do documento; outro para o parágrafo; e o terceiro para as três linhas com marcadores.

e)

Para formatar com recuo à esquerda o parágrafo iniciado por “É possível”, é suficiente selecioná-lo e, a seguir, clicar o botão

10 -

As ferramentas CAD (computer aided design) representam significativo ganho de produtividade para diversas áreas de atuação. Com relação ao programa AutoCAD, assinale a(s) opção(os) correta(s):

a)

Para cada elemento de determinado projeto, ao se definir atributos de layer, é necessário definir um valor de cor que seja diferente de todos os demais.

b)

Ao se acionar o comando fillet, especificar, para ele, o raio zero (0.0) e, em seguida, clicar em duas linhas geradas pelo comando line, essas linhas serão convertidas em polyline, passando a constituir uma única entidade geométrica.

c)

O sistema de medidas de um arquivo do AutoCAD (.dwg) pode ser convertido para polegadas por meio de comando específico disponível no menu Modify.

d)

A partir de um desenho específico de um arquivo do AutoCAD é possível criar um bloco que possa ser utilizado em outro arquivo. Para isso, é suficiente digitar o comando bmake e, em seguida, escolher seus atributos, tais como ponto de inserção e escalas das coordenadas (x, y, z).

e)

A sequência Insert Block permite inserir blocos de desenho independentemente de eles terem sido criados no arquivo no qual se está trabalhando.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar



⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 



 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2020 - Todos os direitos reservados.