ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-ES (Instituto Federal - Espírito Santo) - Assistente em Administração - IF-ES (Instituto Federal do Espírito Santo) - 2019

Direito Administrativo
1 -

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, que institui as normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:

a) É inexigível a licitação nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
b) É dispensável a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
c) É dispensável a licitação para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à da vigência da Lei nº 8.666/1993, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.
d) É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, por entidades equivalentes.
e) É dispensável a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
2 -

De acordo com o artigo 3º da Lei 9.784/1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

I – Fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo quando facultado a representação, por força de lei.

II – Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

III – Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

IV – Formular alegações e apresentar documentos depois da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

Analise as afirmações acima e assinale a alternativa CORRETA:

a)

I, II e III

b)

II, III e IV

c)

III e IV

d)

II e III

e)

I e II

3 -

Segundo artigo 58 da Lei 9.784/99, têm legitimidade para interpor recurso administrativo, EXCETO:

a) Aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.
b) Os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.
c) Os órgãos que têm interesse e deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais.
d) Os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo.
e) As organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos.
Pedagogia
4 -

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA:

a)

A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

b)

É garantido acesso público e gratuito aos ensinos fundamental, médio e à educação superior para todos os que não os concluíram na idade própria.

c)

O ensino será ministrado com base no princípio do respeito à liberdade e apreço à tolerância.

d)

A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

e)

Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.

Administração Geral
5 -

O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).

Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:

a) Necessidade de investimento de menor ordem, pois a empresa busca alternativas dentro da mesma, remanejando seus recursos humanos para suprir as necessidades.
b) Burocracia no processo, tendo em vista que, para realizar uma contratação, o candidato precisará participar de um processo de ambientação, no qual irá tomar conhecimento da cultura interna e posturas internas e demais procedimentos.
c) Disponibilidade para investimentos para outras atividades em função do custo reduzido no recrutamento interno, permitindo redirecionamento dos recursos financeiros dentro da organização.
d) Segurança em relação aos seus recursos humanos, pois se trata de pessoas, as quais supostamente passaram por um processo de seleção antes de ocuparem suas atuais posições.
e) Motivação das pessoas internas por meio de processos de autoaperfeiçoamento e autoavaliação, neste caso a empresa reconhece seus talentos e é justa com eles.
6 -

“A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade" (CHIAVENATO, 2014).

Os principais tipos de departamentalização são: por funções, produtos ou serviços, localização geográfica, clientes, fases dos processos e projetos.

Assinale a alternativa abaixo que representa uma VANTAGEM da departamentalização por produtos ou serviços:

a) Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, interferindo na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos e não sobre sua estrutura organizacional interna.
b) É indicada para circunstâncias internas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.
c) Predispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes.
d) Facilita a inovação, pois requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos.
e) Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.
7 -

“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização". Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:

a) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho.
b) A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que diferencia das demais. Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco na pessoa, foco na equipe, agressividade e estabilidade.
c) A cultura organizacional representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes.
d) É possível diferenciar as culturas fortes das fracas. Se a maioria dos funcionários (que respondem a pesquisas feitas pela gerência) tem as mesmas opiniões sobre a missão e os valores da organização, a cultura é forte. Se as opiniões variam bastante, então ela é fraca.
e) A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando se fala na cultura de uma organização, refere-se a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade semelhante.
8 -

A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. De acordo com as vantagens que a descentralização pode proporcionar, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

a) Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz especialistas em vez de gerentes gerais.
b) As decisões são tomadas por administradores que têm visão global da empresa.
c) Aumenta a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais difícil recorrer à matriz ou ao chefe.
d) Reduz a quantidade de papel do pessoal dos escritórios centrais e os gastos respectivos. Além disso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada.
e) Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade aumentam, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório. Os altos funcionários podem se concentrar nas decisões de maior importância, deixando as menores para os níveis mais baixos.
9 -

“Para compreender a avaliação de desempenho cabe destacar que sua utilização é ampla, abrange grande maioria das organizações e com metodologias mais diversas. Avaliar desempenhos é uma atividade que existe no Brasil há mais de 50 anos e, naturalmente, com uma metodologia bastante simples" (ARAUJO E GARCIA, 2009). Analise as vantagens proporcionadas pelo processo de Avaliação de Desempenho abaixo:

I – Possibilita a descoberta de talentos – por meio da identificação dos atributos de cada pessoa. Para compreender esta vantagem é fundamental remeter-se às finalidades da avaliação de desempenho, especificamente à ideia de desenvolver pessoas via identificação de pontos positivos e negativos.

II – Auxilia o direcionamento dos esforços da organização – esta vantagem está diretamente conectada à finalidade que fala do fornecimento de informações essenciais que façam interface a outras atividades da gestão de pessoas.

III – Serve de justificativa para discussões salariais – tendo em vista que, ao mesmo tempo em que oferece feedback às pessoas da organização, possibilitando o seu autodesenvolvimento, o processo de avaliação de desempenho serve para situar as pessoas na estrutura organizacional, podendo gerar daí argumentações direcionadas a salários e vantagens, face a uma possível nova posição funcional numa outra unidade.

IV – Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida – ou seja, constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.

Verifique as afirmações acima e assinale a afirmativa CORRETA:

a) III e IV
b) II e III
c) I e III
d) I, II, III e IV
e) I, II e IV
10 -

Manoel, ao assumir um setor administrativo, desejar montar a estrutura da organização. Para representar a estrutura organizacional, ele utilizou o gráfico universal denominado organograma. O organograma tem como finalidade representar os órgãos componentes da empresa, os níveis administrativos que compõem a organização e a via hierárquica. No que se refere à construção do organograma, assinale a alternativa INCORRETA:

a)

Os órgãos de staff ou de estado-maior e/ou serviços de apoio, estes quando não em linha, devem ficar posicionados horizontalmente, pouco abaixo do ponto da via hierárquica que parte do retângulo designativo da autoridade/órgão a que são vinculados, como assessores e/ou prestadores de serviços.

b) Quando, no mesmo nível administrativo, ocorrer a existência de órgãos de hierarquia semelhante (Conselho de Administração e Diretoria Executiva, por exemplo, na administração estratégica), o de menor hierarquia (Diretoria) deve ser posicionado acima do de maior hierarquia (o Conselho), a ser representado por retângulo menor.
c) Os órgãos devem ser representados por figuras geométricas, de preferência retângulo.
d) Os tamanhos dos retângulos devem ser proporcionais à importância hierárquica do órgão.
e) Os órgãos da mesma importância hierárquica, seja de que natureza forem, devem ser representados por figuras do mesmo tamanho.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.