ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Alegria - RS (Prefeitura Municipal de Alegria) - Contador - FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis - RS) - 2019

Legislação Municipal
1 -

Considere o disposto na Lei Orgânica Municipal acerca da competência do Município, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:

a) Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado nos programas de educação pré-escolar e ensino fundamental
b) Prestar, com cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população
c) Estabelecer regras de convivência no âmbito municipal, estipulando condutas consideradas como crime e as respectivas punições ao longo do território municipal.
d) Definir feriados municipais, bem como o horário de funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços
2 -

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal sobre o poder Legislativo, leia as assertivas abaixo e assinale a que considerar correta:

a) O poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de nove vereadores, eleitos para cada Legislatura entre cidadãos maiores de 18 anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto, e secreto, pelo sistema proporcional.
b) O poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de nove vereadores, eleitos para cada Legislatura entre cidadãos maiores de 16 anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto, e secreto, pelo sistema proporcional.
c) O poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de onze vereadores, eleitos para cada Legislatura entre cidadãos maiores de 18 anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto, e secreto, pelo sistema proporcional.
d)  O poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de onze vereadores, eleitos para cada Legislatura entre cidadãos maiores de 16 anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto, e secreto, pelo sistema proporcional.
3 -

Nos termos da Lei Orgânica, os vereadores não poderão, desde a expedição do diploma: 

a) Manter outro vínculo empregatício em estabelecimentos privados ou públicos.
b) Firmar ou manter contato com o Município suas autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações ou empresas concessionárias de serviços públicos municipais, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes
c) Ausentar-se por mais de 48 horas do espaço territorial do município, sem autorização do Prefeito por ato público.
d) Ausentar-se por mais de 5 dias do espaço territorial do município, sem autorização do Diretor da Câmara.
4 -

Nos termos da Lei Orgânica Municipal, o Prefeito e o Vice-Prefeito não poderão, desde a posse sob pena de perda de mandato:

a) Possuir a condição de sócio de empresa do ramo industrial.
b) Ausentar-se do município por período superior a 48 horas, sem que exista prévia autorização do Diretor da Câmara de Vereadores.
c) Possuir a condição de sócio de empresa do ramo de prestação de serviços.
d)  Fixar residência fora do Município.
5 -

Considere o disposto na Lei Orgânica Municipal acerca da Administração Municipal, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:

a) São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
b) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
c) São estáveis, após cinco anos de efetivo exercício, ininterruptos, os servidores nomeados para cargo em comissão.
d)  É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
6 -

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal, assinale a alternativa que não constitui requisito básico para investidura no serviço público municipal:

a) ter idade mínima de dezoito anos.
b) gozar de boa saúde física e mental, comprovada mediante inspeção médica oficial.
c) ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
d) fixar residência no município.
Língua Portuguesa

Texto I

7 -

Segundo o texto, a crítica pode ser positiva porque:

a) Representa um ataque pessoal.
b) Representa a dor, a inveja e o espelho.
c) Representa a liberdade de expressão e uma forma de aperfeiçoamento.
d) Um olhar externo enxerga muito melhor uma ação realizada.
8 -

De acordo com as figuras de linguagem, as palavras sublinhadas na frase “Sociedades abertas crescem mais do que sociedades fechadas”, linha 03, representam a:

a) Hipérbole.
b) Silepse.
c) Anáfora.
d) Antítese.
9 -

As lacunas das linhas 13, 32 e 67 podem ser preenchidas respectivamente, por:

a) Há – A – há
b) Há – Há – a
c) À – A – há
d) A – A – a
10 -

De acordo com os conceitos gramaticais, as palavras “substantivos” (linha 13) e “adjetivos” (linha 14) significam, respectivamente:

a) Palavras que nomeiam as coisas, os seres, os lugares. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "grau". / Palavras que caracterizam ou qualificam os substantivos. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "grau".
b) Palavras que estabelecem conexões entre dois termos de uma oração. / Palavras que exprimem emoções, sensações ou estados de espírito. São invariáveis.
c) Palavras que alteram um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São invariáveis, mas alguns advérbios podem ser flexionados em "grau". / Palavras que substituem, acompanham, determinam ou modificam alguns substantivos nas frases. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "pessoa".
d) Palavras que nomeiam as coisas, os seres, os lugares. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "grau". / Palavras que indicam quantidades, sejam de pessoas, objetos. Podem ser flexionados em "gênero" e "número".

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.