ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Artes - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Arte
1 -

A abordagem que vem se consolidando a partir dos anos 80 - pós ditadura, no ensino do teatro no Brasil considera a perspectiva pedagógica teatral como um sistema de representação semiótico autônomo, visando, não a formação específica de artistas, mas, sim, à fluência das complexas formas humanas de expressão que movimentam processos afetivos, cognitivos e psicomotores. Assinale a alternativa que concorda com essa abordagem.

a)

Instrumentalista

b)

Dramática

c)

Estética

d)

Funcional

e)

Técnica

2 -

Segundo os parâmetros curriculares nacionais, o ensino do teatro deve considerar a formação do educando sob três eixos de desenvolvimento, quais sejam: expressão e comunicação, produção coletiva, produto cultural e apreciação estética. Nesse sentido, quanto às competências e habilidades é correto afirmar que o educando deve

a)

ser capaz de operar sobre a captação de recursos do mercado cultural atual.

b)

compreender as técnicas atorais para desempenhar bons papeis e ampliar sua participação em festivais e eventos estudantis.

c)

reconhecer e utilizar as capacidades de expressar e criar significados no plano sensório-corporal na atividade teatral.

d)

dominar os instrumentos teatrais a fim de superar a timidez e incrementar sua desenvoltura em público.

e)

valorizar a representação das personagens principais, garantindo assim o aprendizado sobre um maior repertório de ações cênicas.

3 -

A educação brasileira incorporou o ensino do teatro a partir da Lei 5.692/71, que tornou obrigatório o ensino da arte no ensino fundamental (antigo primeiro grau) e no ensino médio (antigo segundo grau). A Lei instituía a disciplina de educação artística, tendo o professor polivalente como profissional que deveria ser fluente nas diversas linguagens artísticas (plástica, cênica e musical) e ministrar o conteúdo de forma integrada. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

a)

A forma de sua implantação comprometeu a qualidade do ensino das artes oferecidos nas escolas, arranhando a imagem dos profissionais habilitados para o trabalho.

b)

Possibilitou a integração entre arte e pedagogia valorizando os professores em suas múltiplas habilidades.

c)

A carga horária foi ampliada para atender as especificidades de cada uma das linguagens.

d)

As escolas públicas foram equipadas com ateliês, instrumentos e salas especiais para a implementação das atividades.

e)

As atividades teatrais nas escolas puderam ser liberadas das ações de censura.

4 -

No decorrer da história do teatro a ocupação do espaço cênico esteve intrinsecamente vinculada às práticas, hábitos e disputas sociais. Ora a rua, ora a sala, ora os territórios inesperados, o espaço teatral configura-se assim, como propulsor de experiências estéticas, onde suas formas e memórias estabelecem também relações próprias entre cena e espectadores. Refletindo sobre uso do espaço cênico, acerca de sua historicidade é possível afirmar corretamente que

a)

o palco italiano consolida-se com a ascensão da burguesia na busca por garantir uma cultura própria que se distinguisse da nobreza.

b)

o teatro de arena simboliza o espaço ordenado da nobreza que contratava companhias teatrais para sua diversão privada.

c)

o palco italiano criado no renascimento estabelece uma relação espacial igualitária entre atores e plateia, permitindo assim incluir os espectadores no jogo teatral.

d)

o teatro elisabetano tem formato circular e os atores podem ver e ser vistos de qualquer posição da plateia.

e)

somente a partir dos anos 80 o teatro popular adotou as ruas como palco numa tentativa de ocupar a cidade com suas manifestações.

5 -

O teatro oficina Uzyna Uzona - patrimônio do teatro brasileiro tombado pelo CONDEPHAAH - foi concebido em formato “RUA”, a fim de atender a visão democrática e híbrida de seus fundadores, Zé Celso Martinez e Renato Borghi. Para arquitetar o espaço que daria lugar às mais diversas e históricas encenações teatrais, os artistas contaram com a criação arquitetônica de

a)

Paulo Mendes da Rocha.

b)

Oscar Niemeyer.

c)

Ruy Ohtake.

d)

Lina Bo Bardi.

e)

Márcio Kogan.

6 -

Surgida entre os séculos XV e XVI, a Commedia dell”Arte avança até o sec. XVIII por toda a Europa ocupando feiras, praças e salões palacianos. Suas personagens (máscaras e arquétipos), entre servos e patrões, servem até os dias de hoje como referência para o treinamento do ator. Sobre esse o fenômeno é possível afirmar que

a)

tratava-se de um teatro encenado por atores profissionais associados mediante um estatuto próprio de leis e regras, onde os atores comprometiam-se em proteger uns aos outros.

b)

trabalhavam a partir da perspectiva de Diderot em que prevalecia o domínio do texto literário, o controle da palavra e do gesto do ator.

c)

a partir dos comediantes italianos ficava instaurada o uso da quarta parede retomada posteriormente no naturalismo burguês.

d)

tratava-se de saltimbancos forasteiros que atuavam junto a realeza a fim de conquistar o Rei e assumir a função de “bobo da corte”.

e)

os canovaccios utilizados pelos comediantes italianos foram considerados as primeiras dramaturgias acabadas do século XVI.

7 -

A mais-valia vai acabar, seu Edgar", texto encenado em 1961 pelo CPC (Centro popular de Cultura) da UNE, que buscava expor o conceito da mais-valia absoluta, fez parte do processo de agit-prop (agitação e propaganda) que mirava o público popular das grandes cidades nas frentes de fábricas, escolas e associações. Esse texto, marco da dramaturgia brasileira, foi escrito por

a)

Giafrancesco Guarnieri.

b)

Augusto Boal.

c)

Oduvaldo Vianna Filho.

d)

João das Neves.

e)

João do Vale.

8 -

Criada por Antonin Artaud, teatrólogo francês, o teatro da crueldade foi marcado pelo ataque ao predomínio do texto no século XX e pelo mergulho em experiências ritualísticas, operando para desorganizar os sistemas de significação de sua época. Para Artaud, as palavras eram incapazes de capturar a vida. Assinale a alternativa correta que destaca os aspectos que tornam possível a intersecção entre Artaud e o teatro contemporâneo.

a)

Desmonte do sujeito - Palimpsesto e fragmento - Corpo como discurso.

b)

Mímese e representação - Verborragia e caricatura - Dialética do esclarecimento.

c)

Domínio científico - Modernidade - Juízo de Deus.

d)

Teatro da morte – Predomínio visual – Estruturalismo.

e)

Erotismo – Vanguarda – Religiosidade.

9 -

Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, no final do século XIX emerge na cena teatral as encenações dos textos de Ibsen, Zola e Hauptmman. As obras apresentavam um novo componente teatral: a quarta parede. “Quando a cena requeria, o ator voltava as costas para a plateia. A primeira lei da direção cênica era, não mais, o efeito pictórico frontal, voltado para o espectador – mas, a posição relativa dos atores, exigida pelo curso da ação e pelo diálogo.” (BERTHOLD, 2006). Representa este momento da história do teatro o

a)

simbolismo de Maurice Maerterlinck.

b)

classicismo francês de Racine.

c)

romantismo de Goethe.

d)

construtivismo russo de Stanislawski.

e)

naturalismo de André Antoine.

10 -

Bertolt Brecht, dramaturgo e diretor alemão, dedicou-se às experimentações teatrais que estreitavam os vínculos entre teatro e política. Aproximando-se das ideias de Piscator, buscava afirmar o teatro revolucionário organizando uma proposição engajada tanto no texto, quanto na encenação. Seu teatro sinalizou grandes transformações estéticas e sociais que influenciam o teatro até os dias atuais. Uma das principais críticas que Brecht empreendeu com seu teatro épico buscava enfrentar

a)

o teatro populista da classe política.

b)

o drama burguês e seu efeito ilusionista.

c)

a emergência do Vaudeville.

d)

a ópera alemã clássica hitlerista.

e)

os textos farsescos e melodramáticos.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.