ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Técnico em Enfermagem - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2018

Enfermagem
1 -

O acolhimento, no campo da saúde, deve ser entendido como diretriz dos modos de produzir saúde e como ferramenta tecnológica relacional de intervenção na escuta, na construção de vínculo, na garantia do acesso com responsabilização e na resolutividade dos serviços. Sobre o acolhimento e a classificação de risco nas portas de acesso ao sistema de saúde no Brasil, é correto afirmar que:

a) o acolhimento pressupõe um espaço ou um local exclusivo, se possível com hora ou profissional específico para fazê-lo.
b) o acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender e priorizar somente os casos mais graves.
c) na atenção básica, assim como num pronto-atendimento, não é necessário adotar limites rígidos de tempo para atendimento após a primeira escuta, a não ser em situações de alto risco, nas quais a intervenção imediata se faz necessária.
d) a avaliação com classificação de risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a ótica de protocolo pré-estabelecido, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.
e) a classificação de risco nos serviços de urgência é um processo simples de identificação dos pacientes que necessitam de agendamento prévio, reduzindo o tempo de espera para atendimento.
2 -

Deve-se administrar 500 ml de soro glicosado a 10%. Tem-se somente a apresentação soro glicosado 5% 500 ml e glicose a 50% ampola com 10 ml. Nesse caso, o SG 5% é transformado em SG 10% utilizando-se a ampola de glicose 50%. Para isso, calcule a quantidade necessária de glicose 50% e assinale a alternativa correta. (lembrando que 50% = 50 g de glicose em 100 ml)

a) 25 g ou 50 ml
b) 15 g ou 30 ml
c) 5 g ou 10 ml
d) 10 g ou 20 ml
e) 20 g ou 40 ml
3 -

A humanização pode ser compreendida como um valor em resposta aos aspectos técnico-científicos em saúde que privilegiam a objetividade, a generalidade, a causalidade e a especialização do saber. Com isso, em 2003, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar passou por uma revisão e mudou o patamar de alcance da humanização dos hospitais para toda a rede do Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). Assim, acerca da humanização da atenção à saúde, é correto afirmar que:

a) os gestores e trabalhadores precisam estimular atitudes e práticas humanizadoras que inibam a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
b) as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.
c) humanizar se traduz em mudanças que são construídas por uma pessoa ou grupo isolado, considerando a realidade local e respeitadas as vontades dos trabalhadores, pressupondo um momento certo na linha de tempo do cuidado.
d) democratizar as relações de trabalho e enfrentar situações referentes às condições de trabalho são temas sem relevância no processo de humanização da saúde, pois o mais importante é o usuário.
e) a PNH não faz qualquer menção à valorização do trabalhador, mesmo que este seja fundamental no modo de produção em saúde, gerando baixa adesão e até mesmo desconfiança por parte dos trabalhadores.
4 -

De acordo com o parágrafo único do art. 2º da Lei n. 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, regulada pelo Decreto 94.406/87, a Enfermagem é exercida privativamente pelo(a) enfermeiro(a), pelo(a) técnico(a) de enfermagem, pelo(a) auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. Considerando essa lei, é correto afirmar que:

a) o técnico de enfermagem executa ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do(a) enfermeiro(a).
b) o técnico de enfermagem coordena, executa e avalia os serviços de assistência de Enfermagem.
c) na ausência do(a) enfermeiro(a), o técnico de enfermagem pode executar as atividades privativas do(a) enfermeiro(a).
d) o técnico de enfermagem exerce atividade de planejamento da assistência de Enfermagem.
e) o técnico de enfermagem, na ausência do(a) enfermeiro(a), pode realizar a prescrição de Enfermagem.
5 -

Considerando o art. 85 da Resolução n. 311/2007 (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados refere-se a:

a) responsabilidade.
b) proibição.
c) dever.
d) penalidade.
e) direito.
6 -

J.L.P., 44 anos, masculino, com diagnóstico recente de diabetes mellitus, iniciou tratamento com insulina há duas semanas. Nos últimos dois dias, não está se alimentando adequadamente e teve dois episódios de tremores, sudorese, taquicardia e visão turva. Quanto ao quadro clínico apresentado por J.L.P., analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os sinais de tremores, taquicardia e sudorese são manifestações de hipoglicemia.

II. Deve-se administrar ao paciente alimentos contendo açúcar.

III. A hipoglicemia caracteriza-se por níveis glicêmicos superiores a 70 mg/dL.

IV. O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado para a detecção e o controle do diabetes mellitus, porque mensura a glicemia de cerca de três meses anteriores à coleta.

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
7 -

Antes de administrar o medicamento, o profissional de Enfermagem deve observar algumas regras básicas, como o medicamento certo, a dose certa, a via certa, a hora certa, o paciente certo, a forma certa, a orientação certa, o monitoramento certo e o registro certo. A esse respeito, associe os locais listados na coluna 1 aos locais relacionados à aplicação de medicamento por via intramuscular da coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


a) 4 – 1 – 2 – 3
b) 1 – 4 – 3 – 2
c) 3 – 2 – 1 – 4
d) 4 – 1 – 3 – 2
e) 3 – 1 – 4 – 2
8 -

Embora a insulina esteja em uso há mais de 90 anos, nas últimas três décadas ocorreram os maiores avanços na sua produção e na forma como ela é utilizada na prática clínica. As diversas preparações de insulina diferem entre si com relação a quatro características: concentração, grau de purificação, origem de espécie e tempo de ação. Quanto às diretrizes relacionadas à aplicação da insulina, é correto afirmar que:

a) é indicado o uso de agulhas mais curtas, inserindo-se a agulha em um ângulo de 45° para todas as pessoas.
b) a unidade de medida da insulina é dada em Unidade Internacional (UI). Com isso, pode-se dizer que em cada 1 ml de solução preparada há 1 UI de insulina.
c) o rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina, além de prevenir a lipodistrofia e a consequente hiperglicemia.
d) o local indicado para a aplicação de insulina são os braços, na face anterior, três a quatro dedos abaixo da axila e acima do cotovelo.
e) a via utilizada para a aplicação diária de insulina é a intramuscular.
9 -

Em relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O mecanismo do trauma é fator fundamental na anamnese do traumatizado. São considerados traumatizados de risco para lesões graves os pacientes que foram atropelados, vítimas de quedas de mais de seis metros de altura e os que foram vítimas de ferimentos penetrantes em tronco. II. No atendimento à vítima politraumatizada, a sondagem nasogástrica está contraindicada na suspeita de fratura de base de crânio, pelo risco de penetração da sonda no encéfalo durante a sua introdução pela narina. III. O edema peniano e o sangramento no meato uretral não contraindicam a passagem de sonda vesical de demora em casos de politraumatizados. IV. O uso da prancha rígida e do colar cervical em vítima de acidente com trauma na coluna é fundamental somente no paciente que não tenha sinais/sintomas de lesão.

a) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
10 -

Assinale a alternativa que corresponde à avaliação inicial de um indivíduo vítima de Parada Cárdiopulmonar (PCP) em ambiente hospitalar.

a) Nível de responsividade, abertura de via aérea, ventilação, circulação e desfibrilação, se necessário.
b) Verificação de irresponsividade e/ou gasping, compressões cardíacas, ventilação e desfibrilação, se houver ritmo chocável.
c) Verificação de irresponsividade e ou gasping, temperatura, pulso, respirações e pressão arterial.
d) Nível de responsividade, oxigênio, reposição de volume endovenoso, sinais vitais e nível de consciência.
e) Nível de irresponsividade e/ou gasping, oxigenação, compressão cardíaca e sinais vitais.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.