ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) - Analista Judiciário - Serviço Social - TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O texto é marcado por recursos coesivos que ajudam o autor a atingir seu objetivo. Assim, o último parágrafo do texto

a) expande o objetivo das pesquisas anteriores e adiciona novas informações sobre como a musicoterapia deve ser conduzida no caso do câncer.
b) restringe a aplicação da terapia apresentada no parágrafo anterior e descreve o modo como o paciente deve se comportar durante as sessões.
c) faz uma ressalva à abrangência dos efeitos da música no tratamento do câncer e indica uma condição para a maximização dos resultados.
d) limita o sucesso da terapia a questões fisiológicas e reserva as vantagens do processo à seleção musical feita pelo profissional.
e) introduz uma exceção à causa do tratamento terapêutico, atrelando o êxito ou não do método ao desempenho do profissional da área.
2 -

Veja a definição do verbo “agradar” no Dicionário Eletrônico Houaiss. agradar verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo 1 ser agradável, transmitir satisfação a; dar prazer, contentar pronominal 2 comprazer-se em; experimentar prazer, deleite; sentir-se encantado pronominal 2.1 sentir-se enamorado, tomar-se de amores transitivo direto 3 Regionalismo: Nordeste do Brasil. azer agrados, carinhos; afagar. Agora releia o seguinte trecho do texto. (...) vai selecionar cantores, estilos e letras que agradam o paciente (...). Se tomarmos como base de correção gramatical o que o dicionário afirma sobre o verbo “agradar”, o trecho do texto está

a) adequado, uma vez que o autor do texto emprega o verbo agradar de modo pronominal, como previsto pelo dicionarista.
b) adequado, pois a transitividade direta é contemplada pelo dicionarista como uma estrutura prevista.
c) inadequado, porque a transitividade indireta deveria ter sido empregada no trecho: agradam ao paciente.
d) inadequado, dado que a regência usada pelo autor do texto é prescrita pelo dicionário apenas para o uso regional.
e) inadequado, já que “agradam”, no texto, é exemplo de uma estrutura intransitiva, logo o objeto direto não deveria ser usado.

Texto II

3 -

Textos que trazem relatos de divulgação científica normalmente usam elementos linguísticos que modalizam a informação a fim de que fique claro que os dados são inconclusivos ou ainda que se trata de conjecturas com base em provas e pesquisas. Esse é o caso do seguinte trecho do texto:

a) (...) é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens.
b) (...) o açaí já foi associado ao melhor controle do colesterol e à prevenção do câncer.
c) É que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias (...).
d) (...) na doença, elas acabam liberando os perigosos radicais livres.
e) Basta evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado.
4 -

Sobre a estrutura sintática desse texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) O termo “Uma iguaria paraense com sucesso no Brasil todo” é um aposto explicativo que aparece invertido com o termo a que se refere, motivo pelo qual a vírgula que aparece depois dele poderia ser substituída por ponto e vírgula.
b) Em “Além disso, houve redução na inflamação”, o sujeito de houve é o termo redução na inflamação, portanto a pluralização de redução implicaria a alteração de houve para houveram para fins de concordância verbal.
c) Uma vírgula poderia ter sido usada antes de “Alencar Kolinski Machado”, já que esse termo é um aposto restritivo, função sintática que normalmente aparece separada do restante da oração por algum tipo de pontuação.
d) As formas verbais “Prefira” e “abuse”, flexionadas na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo, apresentam a mesma classificação de tipo de sujeito, mas têm transitividades diferentes.
e) O conectivo que, nas duas ocorrências destacadas no texto, inicia orações que desempenham a mesma função sintática: são objetos diretos das formas verbais presentes nas suas orações principais.
5 -

Assinale a opção em que todas as palavras a seguir, retiradas do texto, são acentuadas em virtude da mesma regra.

a) açaí – já – têm.
b) mitocôndrias – crônica – provável.
c) possível – indivíduos – biomédicos.
d) câncer – além – laboratório.
e) contém – guaraná – Canadá.

Texto III

6 -

Na construção desse texto, foram dadas algumas informações factuais, com base na descrição feita pelos participantes do episódio, e algumas suposições, a partir de evidências levantadas pela equipe que está tomando conta da garota. Selecione a alternativa a seguir que mostra um fato, e não uma hipótese, de acordo com os detalhes dados no texto.

a) Duração da permanência da garota com os macacos.
b) Motivo pelo qual a garota estava vivendo na floresta.
c) Comportamento da garota no momento em que foi encontrada.
d) Alimentação da garota enquanto estava na floresta.
e) Dados pessoais exatos referentes à garota.
7 -

Assinale a alternativa CORRETA sobre os mecanismos de coesão sublinhados no texto, levando em consideração as recomendações da norma-padrão da língua portuguesa.

a) O pronome relativo “onde” pode ser substituído por no qual ou “aonde” sem incorreção gramatical ou alteração de sentido em relação ao período original.
b) A locução conjuntiva “para que” veicula ideia de finalidade, motivo pelo qual poderia ser substituída sem alteração semântica ou incorreção gramatical por “afim de que”.
c) O conectivo “nem” expressa sentido adversativo nas duas ocorrências em que aparece e, para fins de reforço, o expletivo “e” poderia ser usado antes dele em ambos os casos.
d) A expressão “Apesar de” indica uma quebra de expectativa sobre o comportamento da garota e pode ser substituída, sem alteração sintática, por “Graças a”.
e) As duas ocorrências de “porém” podem ser substituídas por “todavia”, mas, devido à estrutura sintática dos períodos originais, apenas a segunda poderia ceder lugar a “mas”.
8 -

A seguir, você encontra quatro motivos para o emprego da vírgula e as quatro ocorrências da vírgula numeradas no texto, de (1) a (4). Relacione o motivo a cada uma delas e selecione a alternativa que completa os parênteses CORRETAMENTE, de cima para baixo.

A. Isolamento de adjunto adverbial.

B. Separação de oração coordenada.

C. Isolamento de oração subordinada adverbial.

D. Separação de oração reduzida.

( ) Vírgula em (1).

( ) Vírgula em (2).

( ) Vírgula em (3).

( ) Vírgula em (4).

a) A – C – B – D.
b) B – D – A – C.
c) C – A – D – B.
d) B – A – D – C.
e) C – D – A – B.

Texto IV

9 -

Em relação às normas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:

a)

Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.

b)

A acentuação gráfica das palavras deficiência , comunitária , infância e precedência justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.

c)

Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico:autoeducação , extraoficial , coeditor e contraexemplo .

d)

O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade própria, como em: aero-espacial , bem-te-vi , ave-maria .

e)

As palavras ideia , jiboia , heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico .

10 -

Em relação à estrutura da frase, aos seus constituintes e aos períodos complexos do texto anterior, é INCORRETO afirmar:

a)

Na oração de abertura do artigo 3º, “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana", o verbo sublinhado é transitivo e o seu complemento é preposicionado. Quando o substituímos pelo verbo possuir , a regência verbal permanece a mesma.

b)

No artigo 3º das Disposições Preliminares, a expressão “assegurando-se-lhes" é constituída do verbo assegurar-se e do respectivo complemento, o pronome lhes , que se refere “à criança e ao adolescente".

c)

No parágrafo único do artigo 3º, nas expressões “raça, etnia ou cor" e “religião ou crença", a conjunção ou tem a função de relacionar termos equivalentes em sentido, indicando uma relação de alternativa, mas não indicando uma relação de exclusão.

d) No parágrafo único do artigo 4º, emprega-se o paralelismo sintático para apresentar os quatro itens compreendidos pela garantia de prioridade, isto é, a redação de cada item é iniciada por um substantivo.
e)

No artigo 4º, a conjunção e é empregada três vezes. Os constituintes unidos pela conjunção e , em cada contexto de uso, apresentam a mesma função sintática.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.