ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itapema - SC (Prefeitura Municipal de Itapema) - Professor - Geografia - MS CONCURSOS (MS Concursos) - 2016

Informática
1 -

Programa de computador pode ser definido como uma série de instruções ou declarações, aceitáveis pelo computador, preparadas de modo a obter certos resultados. Também chamado de software, esse termo é utilizado para indicar a parte funcional (lógica) do computador. Sabendo disso, relacione a coluna X com a coluna Y e marque a alternativa correta. Coluna X
(I ) Como o próprio nome sugere, são softwares destinados à operação do computador. Tem como função principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser executados.
(II) São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas. Existem, por exemplo, para diagnosticar a situação do computador e seus diversos dispositivos, para compactar arquivos (como o WinZip), para realização de cópias de segurança ("backups"), etc.
(III) São programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráficos e os sistemas gerenciadores de banco de dados.
(IV) São programas para ajudar na proteção do computador. Coluna Y
( ) Programas de antivírus
( ) Programas aplicativos
( ) Programas utilitários
( ) Sistemas operacionais

a) I, II, III e IV.
b) II, IV, I e III.
c) III, I, II e IV.
d) IV, III, II e I.
Pedagogia
2 -

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e aponte a alternativa correta. ( ) O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais do Município serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PME, a fim de viabilizar sua plena execução.
( ) Até o final do primeiro semestre do último ano de vigência deste PME, o Poder Executivo encaminhará à Câmara dos Vereadores, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Municipal de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.
( ) A revisão deste PME, se necessária, será realizada com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil.
( ) O Município criará mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas deste PME.

a) V, V, V, V.
b) V, V, V, F.
c) F, V, V, V.
d) V, V, F, V.
3 -

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais têm por objetivos, exceto:

a) Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
b) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
c) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
d) Atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo.
4 -

Leia as assertivas e, tomando por referência as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa verdadeira. (i ) O eixo temático organiza a estrutura do trabalho pedagógico, limita a dispersão temática e fornece o cenário no qual são construídos os objetos de estudo.
(ii) O trabalho com eixos temáticos permite a concretização da proposta de trabalho pedagógico centrada na visão disciplinar.
(iii) O trabalho com eixos temáticos facilita a organização dos assuntos, de forma ampla e abrangente, a problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos e a abordagem selecionada para a análise e/ou descrição dos temas.

a) Não é correto o que está posto no item (i).
b) Não é correto o que está posto no item (ii).
c) Não é correto o que está posto no item (iii).
d) Não é correto o que está posto nos item (i) e (ii).
5 -

À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e aponte a alternativa correta.
( ) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10639/2003, que alterou a Lei 9394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileiras e africanas.
( ) Ações afirmativas atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e a discriminações, tais como: a Convenção da UNESCO de 1960, direcionada ao combate ao racismo em todas as formas de ensino, bem como a Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Discriminações Correlatas de 2001
( ) O racismo, segundo o Artigo 5° da Constituição Brasileira, é crime inafiançável e isso se aplica a todos os cidadãos e instituições, inclusive, à escola.
( ) Pedagogias de combate ao racismo e a discriminações elaboradas com o objetivo de educação das relações étnico/raciais positivas têm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra.

a) V, V, V, V.
b) V, V, V, F.
c) F, V, V, V.
d) V, V, F, V.
6 -

Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas do texto a seguir: O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (2014/2024). O Plano estabelece quatro grupos. O primeiro grupo contempla metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais.
O segundo grupo de metas, que diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade, contempla: elevar a escolaridade média da população de ______________ anos, de modo a alcançar, no mínimo, ______ anos de estudo no último ano de vigência deste plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos ______ mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

a) 18 a 21 – 08 – 25%
b) 06 a 17 – 09 – 30%
c) 18 a 29 – 12 – 25%
d) 0 a 17 – 12 – 50%
7 -

Leia as informações sobre a História da Educação Brasileira e assinale a alternativa correta:
1- Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
2- O Manifesto redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira.
3- O Manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
4- Na época do Manifesto, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.

a) É verdadeiro o que se afirma apenas nos itens 2, 3 e 4.
b) É verdadeiro o que se afirma apenas nos itens 1 e 2.
c) É verdadeiro o que se afirma apenas nos itens 1, 2 e 3.
d) É verdadeiro o que se afirma nos itens 1, 2, 3 e 4.
8 -

Analise as assertivas e marque a incorreta.

a) A avaliação no seu sentido mais amplo é, pois, um desafio na direção do mérito e da relevância e, para alcançá-los, a criatividade e a sensibilidade, a objetividade e a subjetividade estão presentes e ausentes, sempre que necessário, para responder com propriedade às indagações e facilitar a ação de aperfeiçoamento.” (Thereza Penna Firme).
b) A avaliação é sempre orientada por expectativas do avaliador, por parâmetros de valor e de qualidade que norteiam a análise do objeto avaliado, por um conjunto de critérios de qualidade (multidimensional) que devem expressar expectativas “legítimas” acerca do que se pretende julgar” (Jussara Hoffmann).
c) “O educando, servindo-se de diversos instrumentos, auxilia o educador a assimilar a herança cultural do passado para, ao mesmo tempo, incorporá-la e superá-la, reinventando-a” (Cipriano Carlos Lickesi).
d) “A articulação das dimensões ética e política da ação avaliativa se dá no espaço das significações que a sociedade confere às práticas e relações dos sujeitos que a constituem” (Terezinha Azerêdo Rios).
9 -

Não é correto o que se afirma na alternativa:

a) A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na educação básica. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
b) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
c) Serão recursos públicos destinados à educação os originários de: receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; receita de transferências constitucionais e outras transferências; receita do salário-educação e de outras contribuições sociais; receita de incentivos fiscais; outros recursos previstos em lei.
d) Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação, como: demonstração prática; experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino; cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; e educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.
10 -

Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência correta.
( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.
( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.
( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

a) (E), (C), (C), (C).
b) (C ), (C), (C), (E).
c) (C ), (C), (E), (C).
d) (C) , (C), (C), (C).

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.