ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Artes Plásticas - Licenciatura em Educação Artística - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Professor de Artes
1 -

A respeito da imagem - obras de arte, ilustrações, fotos - em sala de aula, pode-se afirmar, segundo a proposta triangular de Ana Mãe Barbosa, que

a)

deve ser usada como referencial principal nas atividades praticas, com constante intervenção do arte-educador, para que o aluno não fuja do tema ou do estilo apresentado na imagem.

b)

deve ser usada como referencial para atividades praticas e teóricas, com intervenção do arte-educador para relacionar conteúdos e técnicas aos repertórios próprios do aluno.

c)

não deve ser utilizada em aulas praticas, pois interfere negativamente na criatividade do aluno prendendo-o em estilos, técnicas e formas pré-concebidas por outros.

d)

deve ser usada como referencial apenas nas atividades praticas e nunca em aulas teóricas, pois limita a imaginacao e interpretação do conteúdo.

e)

deve ser usada em aulas praticas, sem a intervenção do arte-educador, para que o aluno construa os significados por si mesmo, aprecie e interprete a obra sem interferência de outros.

2 -

Os movimentos artísticos e mudanças estilísticas através dos seculos acompanharam as mudanças culturais e estruturais da sociedade, sendo refletidas nas obras através do modo como formas, cores e temas são trabalhados. Deste modo, pode-se afirmar que a principal diferença entre o lmpressionismo e o Expressionismo consiste

a)

na preocupação em retratar o comportamento das cores e das luzes no lmpressionismo e no uso das cores para transmitir estados de espirito no Expressionismo.

b)

na preferencia pelo estudo de naturezas-mortas e paisagens no lmpressionismo e estudos de nus no Expressionismo.

c)

na pratica de pintura ao ar livre no lmpressionismo e da preferencia massiva por modelos em estúdios e atelies no Expressionismo.

d)

na desconstrução do plano pictórico e geometrização das formas no lmpressionismo e no uso das cores para transmitir estados de espirito no Expressionismo.

e)

no uso das cores para transmitir estados de espirito no lmpressionismo e na preocupação em retratar o comportamento das cores e das luzes no Expressionismo.

Texto I

Considere o texto abaixo de Nicolas Bourriaud, descrevendo um processo criativo em tempo real dentro da galeria, para responder a(s) questão(ões) a seguir.

Hybert define a arte como uma funcao social, entre outras, (...) as relacoes que se estabeleciam entre os visitantes eram transformadas num roteiro, escrito ao vivo pela cineasta no computador da galeria: o jogo das relacoes humanas era materializado segundo os principios de um jogo de video interativo, "filme em tempo real" vivido e produzido pelos tres artistas. Assim, varias pessoas de fora contribuiam para construir um espaco de relacoes.

3 -

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM, ao serem abordados especificamente o uso dos materiais e técnicas citados na experiencia criativa para uma proposta de trabalho em sala de aula, assinale a alternativa que apresenta os critérios para seleção de conteúdos contemplados de modo mais apropriado.

a)

Diversidade de manifestações artísticas e a pesquisa como procedimento de acesso e apropriação dos bens culturais.

b)

Utilizaçãoo de técnicas, procedimentos e materiais artísticos de acordo com a cultura local e individual e a pesquisa como procedimento de criação artística e de acesso aos bens culturais.

c)

Fontes de documentaçãoo, hierarquização e difusão da arte e valor da arte erudita na sociedade, em diferentes culturas e na vida dos indivíduos.

d)

Diversidade de manifestações artísticas e compreensão e utilização de técnicas, procedimentos e materiais artísticos.

e)

A apreciação na decodificação da arte e fontes de documentação oficial, preservação, apropriação e difusão da arte.

4 -

O tema da proposta descrita, bem como os Conceitos e Potencialidades apresentados nos PCNEM da area de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para a disciplina e que podem ser desenvolvidos a partir da proposta, constam

a)

na discussão a respeito do espaço das obras tradicionais, fragilizadas e ameaçadas pela tecnologia; em Conceitos e Potencialidades: Significado e Visão de Mundo; em analisar as linguagens como geradoras de acordos sociais e fontes de legitimação desses acordos.

b)

na fragmentação da identidade do artista, que deixa de ser um individuo criativo e a necessidade do espaço da galeria para que a arte aconteça; em Conceitos e Potencialidades: Hipertexto; em entender, analisar criticamente e contextualizar a natureza, o uso e o impacto das tecnologias de informação.

c)

na substituição dos meios tradicionais pelos meios eletrônicos e os benefícios que este processo traz ao agilizar a produção artística; em Conceitos e Potencialidades: Linguagem verbal, não-verbal e digital; em ldentificar a motivação social dos produtos culturais na sua perspectiva sincrônica e diacrônica.

d)

na individualização crescente do artista diante da fragmentação criativa gerada pelo apego as técnicas e suportes tecnológicos, fazendo-o voltar a processos criativos mais primitivos; em Conceitos e Potencialidades: lmaginário Coletivo; em Colocar-se como protagonista na produção e recepção.

e)

no desenvolvimento da ideia de coletividade criativa e das relações humanas, transformadas de modo intenso pela tecnologia; em Conceitos e Potencialidades: Linguagem verbal, não-verbal e digital; em ldentificar manifestações culturais no eixo temporal, reconhecendo os momentos de tradição e os de ruptura.

5 -

A integração do repertório artístico, técnicas e processo de criação, em áreas de conhecimento como tecnologia, comunicação e design e parte do currículo escolar e e desenvolvida de modo mais aprofundado nos anos finais do ensino básico. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta uma das principais características da Arte Digital de acordo com as concepções de Julio Plaza e Nicolas Bourriaud.

a)

É substituta das formas ditas tradicionais como pintura a óleo e desenho com grafite, pois o desenho e a pintura digital sao de execução mais rápida e dinâmica, atendendo as especificações do mercado.

b)

Não possui interação com a dança ou o teatro, pois as especificidades das linguagens diferem muito.

c)

E uma interação multimidiática possibilitada pelo avanço e interação da tecnologia, elementos visuais, sonoros e táteis, composta por instalações em salas e ambientes inteiros, convidando a uma renovação da relação do espectador com a obra.

d)

Não substitui as formas tradicionais de arte, como a aquarela e o nanquim, pois os recursos relacionados a Arte Digital são voltados exclusivamente para o mercado de comunicação de massa e cultura pop, não tendo espaço em galerias e bienais.

e)

O rápido acesso a informação através das redes de comunicação, como a internet, impede que as obras criadas digitalmente tenham registro de direitos autorais, dificultando aos artistas a divulgação direta de seu trabalho.

6 -

De inicio, essa nova modalidade de pensar a educação visava a um acréscimo de eficiência da escola, objetivando a preparação de indivíduos mais "competentes" e produtivos conforme a solicitação do mercado de trabalho. [...] O professor passa a ser considerado como um técnico responsável por um competente planejamento dos cursos escolares. A adequação dos conteúdos de Artes as necessidades do mercado e da industria foi uma tendencia educacional implantada no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970. O exposto acima se refere ao(a)

a)

Escola Nova.

b)

Pedagogia Tecnicista.

c)

Educacionismo.

d)

Construtivismo.

e)

Modelo Cognitivo.

7 -

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais e aos Critérios de Avaliação na Área de Artes Visuais, analise as assertivas abaixo.

I. Valorizar a pesquisa e a frequentação junto as fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.

II. Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo de acordo com aptidões individuais pre- adquiridas.

III. Reproduzir com precisão e fidelidade os preceitos estíticos dos principais movimentos artísticos.

IV. ldentificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza.

É correto o que se afirma em

a)

I,II e III, apenas.

b)

I e III, apenas.

c)

II e IV, apenas.

d)

II, III e IV, apenas.

e)

I e IV, apenas.

8 -

Leia o depoimento abaixo para responder a questão a seguir.

Prefiro atacar a tela não esticada, na parede ou no chão... no chão fico mais a vontade. Me sinto mais próximo, mais uma parte da pintura, já que desse modo posso andar em volta dela, trabalhar dos quatro lados, e literalmente estar na pintura... A maior parte da tinta que uso e de um tipo muito fluido. Os pinceis que eu uso são mais palitos do que pinceis - os pelos não tocam na superfície da tela, e só de cima. Eu sou capaz de ser mais livre e ter uma maior liberdade e movimento sobre a tela, com maior facilidade.

O depoimento de Pollock descreve uma das técnicas associadas ao movimento artístico da segunda metade do seculo XX, o Expressionismo Abstrato, que se desenvolveu em diversas vertentes. A técnica descrita refere-se ao(a)

a)

Tachismo.

b)

Arte Povera.

c)

ActionPainting.

d)

Neoplasticismo.

e)

ArtNoveau.

9 -

Sobre o Teatro do Absurdo, nomeado pelo critico inglês Martin Esslin no fim da década de 1950 e representado principalmente pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett, entre outros, pode ser descrito de acordo com os seguintes preceitos:

a)

a incerteza e a solidão humanas são traduzidas por procedimentos que, fazendo uso de elementos conhecidos (situações banais, frases feitas, gestual cômico) ou menos usuais (construções verbais aparentemente sem sentido, gestual mecânico repetido incessantemente, acoes sem motivação aparente), buscam criar outros universos, estranhos, porem assemelhados ao universo cotidiano.

b)

o emprego da musica como comentário, a constante troca de papeis entre os atores e os saltos no desenvolvimento da trama são alguns dos recursos mais utilizados; a montagem de uma peca com muitos personagens por um elenco reduzido obriga o diretor a lançar mão de signos-chaves para identificar as personagens, a desvinculação ator/personagem.

c)

possui características de militância e destina-se a mobilização do publico, vinculando-se ao teatro de resistência. A encenação, aberta ao improviso, utiliza noticias do dia, comentadas pelos atores sob diversos modos. Outros textos também sao utilizados para polemizar, extrair contradições e pontos de vista divergentes contidos num mesmo relato.

d)

espaço teatral não tradicional (galpões, igrejas, hospitais ou quaisquer outros lugares); e, sobretudo, o teatro visto como experiencia ritualística, destinada a cura das angustias e a reintegração do homem a sua totalidade física e espiritual. Enfase na necessidade de um trabalho metódico com os atores, que leva ao domínio do corpo e das emoções (como em algumas experiencias do teatro oriental), alem da visão do teatro como uma experiencia litúrgica, "um ritual, uma religião sem religião".

e)

no final dos anos 1950, surge um publico interessado em ver abordadas, no palco, questões politicas em contexto nacional. Para isso, os novos dramaturgos buscam na pobreza do interior e da periferia o protagonista ideal. Nasce, assim, uma tendência que seria predominante nos anos seguintes.

10 -

Sobre a legislacao relacionada a conteudos especificos do curriculo na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, analise as assertivas abaixo.

I. A Lei n.º 11.645/08 acrescentou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, artigos referentes a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos níveis fundamental e médio.

II. Os conteúdos referentes a História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, exceto em estabelecimentos particulares ligados a instituições religiosas.

III. A musica devera ser conteúdo obrigatório do ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, segundo o artigo acrescido a LDBEN pela Lei n.º 11.769/08.

IV. O ensino religioso, de matricula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas publicas de ensino fundamental, sendo oferecido de acordo com as preferencias manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis.

E correto o que se afirma em

a)

II, III e IV, apenas.

b)

II e IV, apenas.

c)

I, III e IV, apenas.

d)

I e III, apenas.

e)

I, II e III, apenas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.