ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí) - Técnico em Enfermagem - IF-PI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí) - 2016

Informática
1 -

Computadores que possuem grande capacidade de processamento, alta qualidade de resolução de gráficos e que são indicados para atividades como edição de imagens ou vídeos, ou operações que demandam muita carga de processamento e uso de memórias, são conhecidos como:

a) Notebooks.
b) Netbooks.
c) Workstation.
d) Palmtops.
e) Mainstation.
Enfermagem
2 -

De acordo com o Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a lei do exercício profissional em Enfermagem, o técnico de enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe assistir ao enfermeiro nas atividades relacionadas a seguir, EXCETO:

a) No planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
b) Na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave.
c) Na prevenção e controle das doenças transmissíveis, em geral, em programas de vigilância epidemiológica.
d) Na sistematização da assistência de enfermagem, formulando diagnósticos e intervenções de enfermagem.
e) Na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.
3 -

As precauções padrão devem ser seguidas por todos os profissionais, em relação a todos os pacientes, independente de suspeita ou não de infecção. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso das precauções padrão que os profissionais de saúde devem adotar durante a assistência ao paciente.

a) Usar óculos, máscara e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais.
b) Descartar, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.
c) Higienizar as mãos: lavar com água e sabonete ou friccionar as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções.
d) Usar luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas.
e) Calçar as luvas imediatamente após o contato com o paciente e retirá-las logo após o uso, higienizando as mãos em seguida.
4 -

Em relação a pacientes que necessitem de precaução de contato, precaução para gotículas e precaução por aerossóis, é CORRETO afirmar:

a) Na precaução por aerossóis, o profissional deverá usar máscara PFF2 (N95) durante o contato com o paciente.
b) A precaução para gotículas é indicada nos casos de meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, tétano e rubéola.
c) Na precaução para gotículas, o transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, o paciente deverá usar máscara PFF2 (N95) durante toda sua permanência fora do quarto.
d) Nas precauções por aerossóis, o transporte do paciente deve ser evitado, mas, quando necessário, o paciente deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto.
e) Nas precauções por aerossóis, quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros pacientes com infecção pelo mesmo microrganismo, inclusive pacientes com suspeita de tuberculose resistente ao tratamento podem dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose.
5 -

A Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas consolida-se no SUS através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ela conecta e oferta suporte através dos mais diversos serviços de saúde do SUS que fazem o atendimento para pessoas que estão em sofrimento, tem algum transtorno mental ou fazem uso de álcool e outras drogas. Dentre os serviços de saúde que realizam esse tipo assistência, pode-se citar, EXCETO:

a) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
b) Centro de Atenção Familiar Psicossocial (CAFPS).
c) Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
d) Unidades de Acolhimento (UA).
e) Leitos de Saúde Mental em Hospital Geral.
6 -

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança (PNI), a criança, ao nascer, deverá receber dose das seguintes vacinas:

a) Hepatite B e Coqueluche.
b) Hepatite B e BCG.
c) Tétano e BCG.
d) Hepatite B e Tétano.
e) Tétano e Coqueluche.
7 -

A vacina pentavalente (DTP + HB + HiB), constituinte do calendário básico de vacinação da criança, protege contra as seguintes doenças:

a) Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B.
b) Difteria, tétano, coqueluche, hepatite C, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo C.
c) Sarampo, caxumba, rubéola e difteria
d) Sarampo, caxumba, rubéola e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B.
e) Difteria, tétano, coqueluche, hepatite A, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo A.
8 -

De acordo com a RDC ANVISA n°306/04 e a Resolução CONAMA n°358/2005, são definidos como geradores de Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal. Sobre os RSS, marque a alternativa INCORRETA.

a) Os RSS são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, devido ao potencial de risco que representam à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
b) Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
c) Os RSS representam um potencial de risco para a saúde ocupacional de quem manipula esse tipo de resíduo, seja o pessoal ligado à assistência médica ou médico-veterinária, seja o pessoal ligado ao setor de limpeza e manutenção.
d) Os RSS representam um potencial de risco para o meio ambiente, como decorrência da destinação inadequada de qualquer tipo de resíduo, alterando as características do meio.
e) Os RSS representam mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos devido à grande quantidade de resíduos produzida.
9 -

Foram prescritos 125mg via oral de vitamina C às refeições ao paciente A.M. Temos na clínica comprimidos de 500mg. O sulco no comprimido só permite dividi-lo ao meio, o que torna difícil dividir o comprimido em quatro partes iguais. Portanto, divide-se o comprimido ao meio, esmaga-se uma das metades e dilui-se em 10mL. A quantidade em ml a ser administrada será de:

a) 10mL.
b) 2mL.
c) 5mL.
d) 2,5mL.
e) 7,5mL.
10 -

Das recomendações específicas a serem seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material pérfurocortante, marque a alternativa CORRETA:

a) Sempre utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais pérfuro-cortantes.
b) As agulhas não devem ser reencapadas, mas podem ser entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos.
c) Não há contraindicação em utilizar agulhas para fixar papéis.
d) Todo material pérfuro-cortante (agulhas, scalp, lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que estéril, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração e com tampa.
e) Os recipientes específicos para descarte de material não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre distantes do local onde é realizado o procedimento.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.